Publicado em 30/11/2012

Servidores Municipais de Belford Roxo recebem certificação do programa Rio Sem Homofobia

Foi realizada na quinta-feira (29) a cerimônia de certificação da Jornada da Cidadania LGBT de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ao todo, 400 servidores públicos municipais receberam seus diplomas referentes à participação em oficinas de capacitação para o enfrentamento da homofobia e a promoção da cidadania da população LGBT.

Cláudio Nascimento Silva, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia integrou a mesa de honra da solenidade, juntamente com a Secretária de Assistência Social de Belford Roxo, Sra. Rosangela Pedra; a Subsecretária de Direitos Humanos de Belford Roxo, Sra. Rosangela de Oliveira; Sonia Zimbaro, Subsecretária de Saúde de Belford Roxo; além da coordenadora de políticas públicas para LGBT de Belford Roxo, Ana Costa, e o coordenador do Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I, Ernane Alexandre. A Deputada Federal Eliane Rolim também prestigiou a cerimônia de certificação.

Ana Costa iniciou a saudação aos presentes agradecendo a participação de todos e todas ao longo da capacitação. “Todos foram de grande atenção e comprometimento para o sucesso dessa jornada” destacou a coordenadora LGBT de Belford Roxo. Já a Secretária de Assistência Social de Belford Roxo, Sra. Rosangela Pedra falou da importância de multiplicar tudo que foi aprendido na jornada: “Plantamos uma semente hoje aqui, porque somos comprometidos com aquilo que acreditamos”, afirmou a secretária.

Cláudio Nascimento ressaltou o significado da Jornada da Cidadania LGBT para a construção de uma rede de proteção básica: “Ao realizarmos esta capacitação, Belford Roxo assume o compromisso na prestação de um serviço público respeitoso ao cidadão LGBT. Hoje podemos afirmar que esta cidade possui servidores capacitados para atuar na perspectiva da formação de uma rede de proteção básica, compreendendo que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são cidadãos de deveres e para gozar direitos. Nesse sentido, é preciso destacar o compromisso do prefeito Alcides Rolim, que nunca se negou a debater a questão LGBT como uma questão de agenda pública” destaca Cláudio.

A Jornada da Cidadania LGBT de Belford Roxo aconteceu entre agosto e novembro de 2012 e é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Janeiro, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos por meio da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – programa Rio Sem Homofobia, em parceria com a prefeitura local.

Márcia Vilella | Felipe Martins