Publicado em 28/11/2012

Rio Sem Homofobia certifica participantes da Jornada da Cidadania LGBT de Belford Roxo

400 servidores públicos municipais foram capacitados, entre agosto e novembro de 2012

Acontece amanhã a cerimônia de certificação da Jornada da Cidadania LGBT de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ao todo, 400 servidores públicos municipais, que foram capacitados para o enfrentamento da homofobia e a promoção da cidadania da população LGBT, receberão seus certificados. A Jornada da Cidadania LGBT de Belford Roxo aconteceu entre agosto e novembro de 2012 e é um projeto do Governo do Rio, em parceria com os municípios.

“Essa cerimônia representa o resultado de um avanço real nas políticas para LGBTs não só em Belford Roxo, como em toda a Baixada Fluminense. Nosso município foi pioneiro na criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT na região. Com o apoio da prefeitura municipal de Belford Roxo, que mostra comprometimento com a temática LGBT, principalmente nas áreas da saúde, educação e direitos humanos. O Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I, do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, teve participação fundamental com toda a sua equipe, assim como a organização Triângulo Rosa, que também participou dessa Jornada da Cidadania LGBT, que aconteceu entre agosto e novembro”, declarou Ana Costa, coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT de Belford Roxo.

Para Cláudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio, esse momento é de comemoração: “Fico muito feliz por mais um município ter concluído a Jornada de Cidadania LGBT, que capacitou 400 servidores nas áreas da saúde, educação, assistência social e direitos humanos, mostrando com isso a importância de fortalecer a rede de proteção social aos LGBTs vitimas de violência. Contar com a prefeitura de Belford Roxo e os seus servidores nessa agenda pró-direitos tem sido muito gratificante”.