Publicado em 09/11/2012

Programa Estadual Rio Sem Homofobia discute as especificidades da experiência LGBT na adolescência

Seminário organizado pelo Centro de Referência da Cidadania LGBT Capital reunirá advogados, psicólogos e assistentes sociais na UERJ.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, em parceria com a UERJ, em parceria com o Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (Lidis), promoverá uma discussão sobre as práticas de atendimento a adolescentes. O tema será debatido no 1º Seminário "Diversidade sexual e identidade de gênero: refletindo sobre as praticas voltadas ao adolescer", que acontecerá no dia 29/11, na UERJ. O evento terá a presença de advogados, psicólogos, assistentes sociais, gestores e servidores públicos, que atuam com adolescentes, com política LGBT, direitos humanos, estudantes e demais interessados. Essa ação faz parte do Programa Estadual Rio Sem Homofobia.

A ideia do seminário surgiu quando a equipe técnica do Centro de Referência da Cidadania LGBT Capital percebeu as especificidades que envolvem o atendimento a esse público, que se encontra em condição peculiar de desenvolvimento, já que está sob tutela dos pais ou do Estado. Alguns adolescentes contam que suas necessidades e desejos não são compreendidos por suas famílias. Através da troca de experiências e tecnologias, o evento pretende construir um espaço efetivo que contribua para um melhor atendimento.

Para o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, os adolescentes merecem uma atenção especial: “muitas vezes, @s jovens se sentem acuados e não sabem como lidar com sua sexualidade e com as transformações que acontecem nessa fase de suas vidas. Precisamos acolhê-los da melhor forma possível, para orientá-los e apoiá-los durante esse momento e garantir sua cidadania”.

O 1º Seminário "Diversidade sexual e identidade de gênero: refletindo sobre as praticas voltadas ao adolescer" será realizado do Auditório 111, do campus Maracanã da UERJ, das 8h às 18h. Os interessados em participar devem enviar nome, telefone e nome do evento para o e-mail riosemhomofobia@social.rj.gov.br ou ligar para 0800 0234567 e fazer a inscrição.

Confira a programação completa abaixo:

Credenciamento | 08h às 9h

Mesa de abertura | 09h às 09h30

:: Cláudio Nascimento – Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia;

:: Guilherme Almeida – Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da UERJ e Coordenador Adjunto do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (UERJ);

:: Almir França – Coordenador do Centro de Refe-rência da Cidadania LGBT – Capital;

:: Antônio Claret – Secretário de Assistência Social de Direitos Humanos;

:: José Monteiro – Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente;

:: Maria Teresa Lopes – Presidente da Fundação para a Infância e Adolescência;

:: Alexandre Azevedo de Jesus – Diretor do Departamento Geral de Ações Sócio Educativa.

Apresentação do Seminário | 09h30 às 10h

Mesa 1: “Transformações no corpo” | 10h às 11h30

:: Marcia Brasil – Assistente Social do Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE e mestre em Serviço Social;

:: Adriana Baltazar – Psicóloga do HUPE e mestre em Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ;

:: Tatiana Crispin – Bacharel em Direito e integrante do Grupo de Convivência Transrevolução da ONG Pela Vidda;

:: Mediadora: Fátima Baião – Advogada do Centro de Referência da Cidadania LGBT – Capital.

Mesa 2: “Direitos sexuais dos adolescentes” | 11h30 às 13h

:: Vanessa Leite – Doutoranda de Saúde Coletiva IMS-UERJ e pesquisadora do LIDIS;

:: Cláudia Reis – Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e assistente da Gerência de Educação na 1ª Coordenadoria Regional de Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos Tupiafrogen;

:: Cristiane Marçal – Psicologa e colaboradora do CRP (Conselho Regional de Psicologia);

:: Mediador: Joilson Santana – Assistente social do Centro de Referência da Cidadania LGBT – Capital.

Intervalo para almoço | 13h às 14h15

Mesa 3: “Família, adolescentes e diversidade sexual” | 14h15 às 15h45

:: Georgina Martins – Mães pela Igualdade;

:: Daniele Andrade – Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ;

:: Alberto Carneiro – Graduado e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, doutorando em Saúde Pública pela Fiocruz - RJ;

:: Mediadora: Márcia Viana – Assistente social do Centro de Referência da Cidadania LGBT – Capital.

Atividade 4 | 15h45 às 16h45

Apresentação e discussão do video "Medo de Quê" do Instituto PROMUNDO.

Atividade 5 |16h45 às 17h30

Apresentação cultural.

Atividade 6: 17h30 às 18h

Encerramento com a coordenadora do Centro de Referência da Cidadania LGBT – Capital – Sheila Corrêa.

Márcia Vilella | Felipe Martins