Publicado em 25/09/2012

Servidores públicos de Araruama recebem certificado pela participação na 1ª Jornada da Cidadania LGBT

Servidores públicos municipais das áreas de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social e Guarda Municipal da Cidade de Araruama receberam, nessa segunda-feira (24), a certificação pela participação na 1ª Jornada da Cidadania LGBT realizada na Região dos Lagos. O projeto faz parte das estratégias de qualificação da gestão para a diversidade do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, e tem o objetivo de mobilizar servidores contra a homofobia e promover a cidadania junto à população LGBT.

O projeto foi levado ao município por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, e da Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria Municipal de Araruama, e promoveu oficinas durante os meses de julho e agosto, na Casa de Cultura José Geraldo da Conceição Caú. Mais de 300 funcionários foram capacitados e orientados sobre o combate à homofobia no município.

As oficinas foram ministradas em quatro áreas de atuação: Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais, Saúde e Educação. O público alvo foi constituído por servidores e técnicos do Núcleo de Desenvolvimento Humano, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Da Secretaria Municipal de Polícia Social, Trabalho e Habilitação, participaram os coordenadores, técnicos de assistência social e conselheiros tutelares. Também estiveram presentes médicos, enfermeiros e psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde, além de professores, orientadores educacionais e pedagógicos, inspetores e diretores escolares pela Secretaria de Educação.

Cláudio Nascimento, coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, agradeceu a oportunidade de levar o projeto à região: “quero agradecer o Ricardo Adriano, Secretario Municipal de Cultura e toda a sua equipe; e todos os servidores que acreditaram na proposta. Construir uma Araruama sem homofobia é uma questão de cidadania!”.