Publicado em 03/09/2012

Aula inaugural da 1ª Jornada da Cidadania LGBT de Belford Roxo reúne 250 pessoas

Evento contou com a presença de autoridades do município e do coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia e superintendente da SUPERDIR/SEASDH, Claúdio Nascimento

Na última sexta-feira, dia 31, Belford Roxo iniciou sua 1ª Jornada da Cidadania LGBT. O evento ocorreu na UNIABEU e contou com a presença de cerca de 250 servidores e funcionários públicos municipais. Com a Jornada, o Governo do Estado/SEASDH, através do Rio Sem Homofobia, e a Prefeitura Municipal de Belford Roxo pretendem sensibilizar e mobilizar as áreas da assistência social, saúde e educação da cidade sobre os seguintes temas: homofobia, diversidade e cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O projeto faz parte das estratégias de qualificação da gestão para a diversidade do Governo do Rio, em parceria com os munícipios do estado.

A aula inaugural que abriu as atividades teve a fala do secretário de saúde de Belford Roxo, Gustavo Rodrigues, que informou que destinará verba específica do orçamento de 2013 para a população LGBT e assumiu o compromisso público de incluir, na saúde da mulher, o atendimento específico para lésbicas e urologista para tratamento e fornecimento hormonioterápico de travestis e transexuais do município. O coordenador e superintendente da SUPERDIR/SEASDH, Cláudio Nascimento, palestrou sobre homofobia e cidadania LGBT. Também estiveram presentes a secretária de assistência social e direitos humanos, Rosângela Pedra, e o coordenador do Centro de Referência da Cidadania LGBT - Baixada I, Ernane Alexandre.

Nos próximos dias do evento serão realizadas oficinas de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos para orientar servidores municipais para o enfrentamento da homofobia e a promoção da cidadania da população LGBT. O evento acontece até o dia 07/11. Todos os participantes receberão certificados.

Informações para imprensa:

Márcia Vilella | Marietta Trotta | Felipe Martins