Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 29/08/2012

Programa Estadual Rio Sem Homofobia comemora o Dia da Visibilidade Lésbica

Centros de Referência da Cidadania LGBT terão atividades especiais para marcar a data

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia, através dos seus Centros de Referência da Cidadania LGBT, irá celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto. Para marcar a data, serão realizadas diversas atividades em cada CR, como rodas de debates, shows de música ao vivo e apresentação de grupos de teatro, sempre visando discutir a cidadania das mulheres lésbicas na atualidade, reforçar os direitos de ser e se expressar livremente e ouvir as experiências vividas pelas participantes.

 

Centro de Referência da Cidadania LGBT - Capital apresentará o filme “Desejo Proibido”

Na capital, o Centro de Referência da Cidadania LGBT irá realizar uma roda de conversa com o tema “Cidadania de Mulheres Homoafetivas”. Para compor a roda, estarão presentes Neusa das Dores, do Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher, e Luciana Kamell, consultora do Plano Estadual de Feminilidade da AIDS. Representando o CR da Capital, Almir França e Sheila Corrêa também irão compor a mesa.

Além do debate, será apresentado o filme “Desejo Proibido”, que fala sobre identidade lésbica e conta a história de três casais que vivem na mesma casa, em épocas diferentes.

O evento irá acontecer no dia 29 de agosto, das 14h às 18h30min, na sede da SuperDir, no prédio da Central do Brasil - Praça Cristiano Otoni, s/n, 7º andar, sala 756.

Veja a programação completa:

14h – Abertura do evento: apresentação dos participantes e componentes da roda de conversa e palestra de Almir França.

15h30min – Apresentação do filme “Desejos Proibidos”.

17hCoffe break.

17h30min – Roda de Conversa.

18h – Encerramento.

 

Centro de Referência da Cidadania LGBT - Baixada I terá dois dias de comemorações

O CR Baixada I fará dois dias de atividades para celebrar a data. Dia 30/08, o evento será realizado na sede do CR em Caxias, das 15h às 19h.  A atividade terá início com a exibição de curtas, seguida de roda de conversa, que contará com a presença de Ernane Alexandre e Denise Bráz, respectivamente coordenador e psicóloga do Centro de Referência LGBT Baixada I.

Além deles, estarão presentes na mesa Ana Costa, da Coordenadoria de Políticas Públicas de Belford Roxo, Bruna Avallone, do Grupo Cores de Magé, Cátia Cilene, do Grupo ELLOS, Marisa Justino, do Grupo AGANIM, e Naysa Gonçalves, da UNB. Após o debate, a Cia. Pé na Bunda fará uma apresentação de stand up com o tema “Visibilidade Lésbica”.

O segundo dia de atividades será na Rua Fernando Figueira de Vasconcelos - Vila Paulina, em Belford Roxo, dia 15/09, às 16h. O Programa Rio Sem Homofobia montará uma tenda no local, para informar e orientar a população LGBT do município a respeito dos serviços do governo do rio e da Coordenadoria de Políticas Públicas de Belford Roxo. As 19h, as militantes lésbicas da baixada fluminense irão falar sobre o tema “Visibilidade Lésbica: Quais os avanços?”. O evento será encerrado com show de encerramento de DJs locais.

Veja a programação completa:

Dia 30/08 - Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I – Rua Frei Fidélis, s/n, Centro, Duque de Caxias.

15h – Abertura do evento, apresentação dos participantes e palestra de Ernane Alexandre.

16h – Exibição dos curtas “Duas Vogais, Duas Consoantes” e “Intimidades”.

16h30min – Roda de conversa.

17h30minCoffe break.

 18h - Stand up da Cia. Pé na Bunda, com o Tema “Visibilidade Lésbica”.

19h – Encerramento
 

15/09 – Rua Fernando Figueira de Vasconcelos - Vila Paulina 

16h – Tenda do Programa Rio Sem Homofobia irá orientar e informar a respeito de seus serviços.

19h – Palestra de militantes lésbicas da baixada fluminense e show com DJs locais.

21h – Encerramento.

 

Centro de Referência da Cidadania LGBT - Serrana I celebrará a data no dia 31/08.

Em Friburgo, o CR Serrana I realizará, na sexta-feira, diversas atividades em comemoração ao dia. O evento terá um show musical de voz e violão com Fabiana Gama e Suelem Avila, leitura de textos poéticos das participantes convidadas e exibição de filme com temática lésbica.

A atividade contará, ainda, com roda de conversa sobre o tema “Prevenção e Saúde, Lesbofobia e Lei Maria da Penha” e será encerrada com um coquetel.

O Centro de Referência da Cidadania LGBT Serrana I fica na Av. Alberto Braune, 223, no Centro de Nova Friburgo.

 

Em Niterói, Centro de Referência da Cidadania LGBT marcará a data com evento.

O mais novo Centro de Referência da Cidadania LGBT do estado celebrará o Dia da Visibilidade Lésbica nesta quarta-feira (29/08). O evento terá a apresentação do filme “Como Esquecer” de Malu de Martino. Após a exibição, será realizada roda de conversa para discutir o tema “Gênero e visibilidade lésbica na comunidade”.

As atividades serão na sede do CR, na Rua General Andrade Neves, em Niterói, das 17h às 21h.

 

Estão convidadas a participar mulheres homoafetivas, usuárias dos Centros de Referência Cidadania LGBT , equipe de coordenação e equipe técnica dos CR e demais interessad@s.