Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 21/08/2012

Programa Rio Sem Homofobia promove capacitação nas unidades do SESC

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia está promovendo uma capacitação para os funcionários dos SESCs e terceirizados de todo o estado do Rio de Janeiro. O objetivo da parceria é sensibilizar e conscientizar esse público sobre temas relacionados à homofobia e cidadania, informar sobre a legislação e direitos da população LGBT e apresentar o Programa Estadual Rio Sem Homofobia. A unidade da instituição no município de São João de Meriti inaugurou a atividade, que foi realizada pelo Centro de Referência LGBT Baixada I, nos dias 25/07 e 01/08.

As quatro oficinas tiveram um total de 120 participantes que acompanharam palestras para adequar o atendimento da instituição, que reconhece a questão da diversidade na sociedade e procura sempre preservar o respeito e a legalidade do público LGBT.

A ideia de promover o encontro partiu da própria instituição: “o convite para a capacitação surgiu das coordenadoras do SESC de São João de Meriti, que perceberam que os profissionais da instituição não compreendiam muito bem as questões de orientação sexual e identidade de gênero, assim como o universo LGBT em geral”, revelou o coordenador do CR LGBT Baixada I, Ernane Alexandre. Para ele, o evento possibilitou o aprimoramento no atendimento fornecido: “após a capacitação, tod@s os funcionários e seguranças tiraram suas dúvidas e poderão atender aos frequentadores do SESC, sem discriminação”, concluiu Ernane. Segundo dados recolhidos pelo SESC, o evento foi avaliado como muito bom pelos participantes.

“É de suma importância que instituições e empresas de todo o estado tenham a preocupação de qualificar seu atendimento, buscando integração e o respeito ao público LGBT. A iniciativa do SESC em se adequar às questões relativas à homossexualidade, como direito e cidadania, focada tanto nos seus funcionários como seus frequentadores, é mais um passo nas conquistas da comunidade LGBT”, destacou o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento Silva.

Ao final do projeto, o Programa Rio Sem Homofobia lançará um material informativo contendo instruções para o atendimento apropriado para LGBT, com o objetivo de diminuir o preconceito e fomentar o respeito à diversidade.

 

 

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Marietta Trotta | Felipe Martins

ASCOM SuperDir | SEASDH

21 2284-2475 | 8158-9692 | 8084-0099