Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 20/08/2012

Programa Rio Sem Homofobia esteve presente à Parada LGBT de Niterói levando informação e serviços para o público

Neste domingo (19) o Governo do Estado, através do programa Rio Sem Homofobia da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), esteve presente à maior manifestação popular da cidade de Niterói: a Parada do Orgulho LGBT.

Um trio elétrico e um stand foram a base para que advogados, psicólogos e assistentes sociais, que integram a rede de técnicos dos quatro Centros de Referências do estado, pudessem distribuir materiais informativos e orientar como a população deve agir em casos de homofobia.

O coordenador do Programa Rio Sem Homofobia e superintendente de Direitos, Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH, Cláudio Nascimento Silva, fez uma saudação ao público. “O Governo do Estado do Rio de Janeiro está afinado com o combate à homofobia. Assumimos o compromisso de trazer um serviço para promoção da cidadania e o combate à violência contra lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. E hoje, com muito orgulho, quero dizer que não estamos aqui apenas para saudar a Parada LGBT de Niterói, mas também afirmar que estamos atuantes na cidade através do Centro de Referência da Cidadania LGBT, que foi inaugurado no último dia 5 de junho. Os cidadãos LGBTs de Niterói e cidades próximas tem à sua disposição um equipamento público para orientá-los e apoiá-los na busca pelos seus direitos. Estamos de portas e braços abertos para esse acolhimento” destacou Cláudio Nascimento.

Quase 100 mil pessoas estiveram presentes a 8ª Parada do Orgulho LGBT de Niterói que levou alegria e colorido à Praia de Icaraí. Com o tema “Homofobia tem cura, Educação e Criminalização”, seis trios elétricos levantaram o público que compareceu ao evento. Com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos / Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, a realização do evento foi das instituições Grupo Diversidade Niterói (GDN) e o Grupo Sete Cores.

O Centro de Referência da Cidadania LGBT – Niterói funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua General Andrade Neves, s/nº (esquina com a Rua Visconde de Moraes), bairro São Domingos. Para informações ou agendamento de serviços, os interessados devem ligar para o Disque-Cidadania LGBT: 0800 0234 567.

 

Informações para a imprensa:

Márcia Vilella | Marietta Trotta

Assessoria de Comunicação - SuperDir/SEASDH

Tels.: 21 2284-2475 | 8158-9692 | 8097-5558