Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 06/08/2012

Programa Rio Sem Homofobia participa da regulamentação de visita íntima no Degase

O coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento Silva, vai participar, hoje (06), às 13h, no Degase, da primeira reunião do Grupo de Trabalho que vai regulamentar visitas íntimas de adolescentes internados por medida socioeducativa. O Degase publicou em 11 de julho a portaria 127, que instituiu o GT e determinou o debate e elaboração da proposta no prazo de quatro meses.

Em uma de suas considerações, a portaria trata da sexualidade na adolescência e o seu exercício de maneira saudável, independente do gênero. No primeiro encontro serão tratados temas como a deliberação das normas de funcionamento do grupo; a aprovação do cronograma de trabalho e a escolha dos suplentes, entre outros.

“Esta iniciativa do Degase é muito importante – um claro sinal de avanço na promoção dos direitos humanos para LGBTs, considerando a inclusão do recorte de orientação sexual e identidade de gênero entre os adolescentes internados por medida socioeducativa. Neste GT traremos para o debate as características e especificidades que precisam ser consideradas para que a realização de uma visita íntima ocorra de forma humana e respeitosa”, destacou Cláudio.

O GT terá 12 membros e seus respectivos suplentes. Além de Cláudio Nascimento, que também é superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o Programa Rio Estadual Sem Homofobia será representado pelo coordenador do Centro de Referência da Cidadania LGBT da capital, Almir França.

O evento será na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire à Estrada das Canarias, nº569 - Portão B - Galeão / Ilha do Governador.

 

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Marietta Trotta | Felipe Martins

ASCOM SUPERDIR | SEASDH

21 2284-2475 | 8158-9692 | 8084-0099