Publicado em 11/07/2012

Rio Sem Homofobia recebe pesquisadora americana

Prof.ª Dagmar Herzog visitará a sede do programa e ministrará a palestra “O Contexto da Política Sexual Global Hoje”. Dia 12, às 15h. Entrada franca.

A renomada professora de História do Centro de Estudos de Pós-Graduação da City University of New York (CUNY), Dagmar Herzog fará uma visita à sede do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, localizada no 7º andar do prédio da Central do Brasil, no próximo dia 12. O encontro faz parte da Conferência sobre Políticas Públicas, Sexualidade e Cidadania LGBT, realizada pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, juntamente com o Consulado Geral dos Estados Unidos. A palestra será aberta ao público, com tradução simultânea e certificação; além de coquetel de encerramento.

“A professora Herzog é uma grande referência internacional quando pensamos a relação entre sexualidade e política. É uma honra recebê-la na sede do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, principalmente, por podermos trocar experiências e conversar sobre teoria e prática na implantação de políticas públicas voltadas para LGBT”, explica o superintendente e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

PROGRAMAÇÃO:

14h30 - Abertura

Antônio Claret - Secretário Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH/RJ

Cláudio Nascimento Silva - Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – SUPERDIR/SEASDH/RJ

Regina Henriques - Sub-Reitora de Extensão e Cultura da UERJ/RJ

Almir França – Coordenador do Centro de Referência da Cidadania LGBT/Rio

Sara Mercado – Adida de Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos

15h – 18h – Seminário Internacional Políticas Públicas, Sexualidade e Cidadania LGBT.

Conferência: “O Contexto da Política Sexual Global Hoje”

Dagmar Herzog, Professora do Centro de Pós-Graduação da City University of New York

Debatedores:

Sérgio Carrara - Professor Associado do CLAM – IMS-UERJ/LIDS;

Adriana Balthazar - Psicóloga e Pesquisadora Associada do Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE/IMS;

Júlio Moreira - Presidente do Grupo Arco-Íris;

Moderador:

Cláudio Nascimento - Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – SUPERDIR/SEASDH/RJ.

18h – 19h – Coquetel de encerramento

_________

Dagmar Herzog é Professora de História do Centro de Estudos de Pós-Graduação da City University of New York (CUNY), onde detém a Cátedra Daniel Rose.  Formou-se summa cum laude em Ciência Política e Literatura Francesa pela Duke University, e obteve seu mestrado e doutorado em História pela Brown University.  Antes de ingressar na CUNY, lecionou nas universidades de Brown, Michigan State, e Northwestern.   Foi também Andrew W. Mellon Fellow na Harvard University e membro do Instituto de Estudos Avançados da Princeton University.  Suas áreas de especialização incluem: história política e intelectual da Europa moderna, política sexual no contexto global, identidade sexual, estudos de gênero, revolução sexual, homosexualidade, estudos do Holocausto e genocídio, história da religião, história da psiquiatria e psicoanálise, teoria da história e metodologia da pesquisa.

É autora dos livros “Sexuality in Europe: a Twentieth-Century History” (“Sexualidade na Europa: uma História do Século XX”, Cambridge University Press, 2011), “Sex in Crisis: the New Sexual Revolution and the Future of American Politics” (“Sexo na Crise: a Nova Revolução Sexual e o Futuro da Política Americana”, Basic Books, 2008), “Sex after Fascism: Memory and Morality in Twentieth-Century Germany” (“Sexo após o Facismo: Memória e Moralidade na Alemanha do Séculos XX”, Princeton University Press, 2005), dentre outros.  Alguns de seus livros foram traduzidos para o alemão e o japonês.  Dagmar Herzog é também editora e co-editora de seis antologias, e autora de mais cento e cinquenta artigos acadêmicos, publicados em periódicos especializados, anais de conferências ou como capítulos em coletâneas, nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca e Hungria.