Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 27/06/2012

Cinquenta casais LGBT farão suas uniões estáveis neste domingo no Rio

Ação marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT - 28 de junho e, pela 1ª vez, acontece dentro do Tribunal de Justiça. Dia 1º de julho, às 15h.

Uma cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas e a promoção de diversas atividades e serviços nos três Centros de Referencia da Cidadania LGBT serão as principais atividades que o Governo do Rio, através de seu programa Rio Sem Homofobia, realizará para marcar o Dia Mundial do Orgulho LGBT.

A programação especial inclui a realização de um Ciclo de Debates Homofobia e Cidadania LGBT com acadêmicos no CR LGBT Capital; a ação Bom dia sem homofobia com a distribuição de informativos na estação das barcas de Niterói, um seminário (Friburgo - qual) e a realização de um espetáculo Teatro de Rua promovido pelo CR LGBT Baixada.

E no domingo, 1º de julho, o programa Rio Sem Homofobia será um dos realizadores, juntamente com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado, na realização do sonho de 50 casais LGBT. A Cerimônia de União Estável Homoafetiva ocorrerá às 15h no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e, além de celebrar o Dia 28 de junho, também comemora mais de um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza a união estável de pessoas do mesmo sexo. 

Os jornalistas que desejarem cobrir a cerimônia deverão fazer credenciamento de imprensa, informando seus nomes, equipe e veículo de comunicação para os e-mails marcia@target.inf.br e diego@target.inf.br

 

SERVIÇO: PROGRAMA RIO SEM HOMOFOBIA CELEBRA O DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT

Região Serrana

Hoje (27), o Centro de Referência da Cidadania LGBT de Nova Friburgo realiza o Seminário de Prestação de Contas das Ações no período de dois anos e seis meses do convênio, firmado entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e Governo do Rio. Av. Alberto Braune, 223 - Centro - Nova Friburgo / RJ.

Capital

O Centro de Referência da Cidadania LGBT da Capital, no dia 28 de junho, realizará o Ciclo de Debates Homofobia e Cidadania LGBT com acadêmicos, a partir das 13h30. Logo após a mesa, inaugurará seu CINE PIPOCA com o filme A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar. Após a exibição, haverá um debate com técnicos, gerentes e coordenador sobre as questões de identidade de gênero e transexualidade. Praça Cristiano Otoni, s/n – 7º andar. Prédio da Central do Brasil.

Niterói

A ação Bom dia sem homofobia, distribuição de materiais informativos sobre os serviços do Programa Estadual Rio sem Homofobia, será realizada pelo Centro de Referência da Cidadania LGBT de Niterói a partir das 8h na Praça Arariboia.

Baixada Fluminense

No dia 2 de julho das 14 às 18 haverá o Ciclo de Debates Homofobia e Cidadania LGBT, que contará com ativistas da região da Baixada Fluminense, coordenadores e técnicos do Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I para debater variadas temáticas. O encerramento contará com Teatro de Rua. Rua Frei Fidélis s/n, Centro – Duque de Caxias.