Publicado em 30/10/2015

Convocação para a III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para LGBT

O Conselho de Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com a coordenação executiva da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, convida a todos e a todas para a III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para LGBT, a partir das deliberações do Governo Federal, que convocou, através da Portaria n.º 754 de 29 de dezembro de 2014, a III Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos para LGBT. Estão convidados os cidadãos e cidadãs LGBT, representantes do poder público, dos movimentos sociais LGBT e interessados na temática da promoção da cidadania LGBT e dos direitos humanos. A III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para LGBT está prevista para os dias 18, 19 e 20 de março de 2016. Nove etapas regionais serão realizadas entre os meses de novembro e dezembro de 2015.

Nas nove etapas regionais, os participantes discutirão e aprovarão propostas de políticas públicas para o enfrentamento da discriminação e da violência contra LGBT e a promoção da cidadania LGBT no âmbito local, regional e estadual. Além disso, nestas etapas regionais serão eleitos os delegados e delegadas para a conferência estadual (veja aqui os critérios para eleição dos delegados e delegadas), conforme o regimento interno da III CE-LGBT e do Regimento Interno da III Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT.

As inscrições serão realizadas através do Disque Cidadania LGBT 0800 0234567 e pelo email  conferencialgbt.rio2015@gmail.com, para o qual deverá ser encaminhada a ficha de inscrição. Para fazer a sua inscrição, clique aqui. Cada pessoa poderá se inscrever em apenas uma Conferência Regional. A ficha de inscrição é padrão e não poderá ser alterada, sendo seu preenchimento prévio e envio até a data limite (05 dias úteis antes da data da realização da conferência regional) condições para a participação. A lista de inscritos será divulgada dois dias antes de cada etapa regional. Serão aceitas apenas as inscrições de pessoas maiores de 16 anos.

Veja abaixo as sedes das nove Conferências Regionais e o calendário das etapas:

1.                  Regional I - 2015 - Norte Fluminense I – Sede: Macaé

Data: 13/12/2015 (domingo)

Local: Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC)

Endereço: Av. Aluízio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros – Macaé

Municípios abrangidos: Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá.

2.                  Regional II - 2015 – Serrana – Sede: Nova Friburgo

Data: 05/12/2015 (sábado)

Local: Auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle

Endereço: Av. Alberto Braune, 224 (prédio em frente à Prefeitura) – Centro – Nova Friburgo

Municípios abrangidos: Bom Jardim, Carmo, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Cachoeira de Macacu, São José do Vale do Rio Preto.

3.                  Regional III - 2015 – Médio Paraíba – Sede: Volta Redonda - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Data: 28/11/2015 (sábado)

Local: Universidade Federal Fluminense - Auditório

Endereço: Rua 12 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda

Municípios abrangidos: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Valença, Volta Redonda, Mendes, Rio Claro, Rio das Flores, Engenheiro Paulo de Frontin, Areal, Comendador Levi Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios, Vassouras.

4.                  Regional IV - 2015 –Costa Verde – Sede: Angra dos Reis

Data: 05/12/2015 (sábado)

Local: Casa de Cultura Larangeiras – Largo do Mercado

Endereço: Praça Zumbi dos Palmares, 125 – Centro – Angra dos Reis

Municípios abrangidos: Mangaratiba, Rio Claro, Paraty e Angra dos Reis.

5.                  Regional V - 2015 – Baixadas Litorâneas – Sede Cabo Frio

Data: 13/12/2015

Local: Colégio Estadual Miguel Couto

Endereço: Rua 13 de novembro, 51 - Centro - Cabo Frio

Municípios abrangidos: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim.

6.                  Regional VI - 2015 – Metropolitana I – Município do Rio de Janeiro.

Data: 12/12/2015 (sábado)

Local: Estadual de Polícia Silvio Terra – Acadepol

Endereço: Rua Frei Caneca, 162 – Centro – Rio de Janeiro

Apenas para o município do Rio de Janeiro.

7.                  Regional VII - 2015 – Metropolitana II – Sede: Niterói - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Data: 29/11/2015 (domingo)

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto – Centro - Niterói

Municípios abrangidos: Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito.

8.                  Regional VIII - 2015 – Baixada Fluminense I Sede: Duque de Caxias

Data: 19/12/2015 (sábado)

Local: UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Endereço: Av. General Manoel Rabelo s/nº - Vila São Luis –Duque de Caxias/RJ

Municípios abrangidos: Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, Guapimirim, Magé, Petrópolis.

9.                  Regional IX – 2015 – Baixada Fluminense II – Sede: Nova Iguaçu - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Data: 28/11/2015 (sábado)

Local: Instituto de Educação Rangel Pestana - Rua Dr. Luiz Guimarães, 194 - Centro, Nova Iguaçu

Municípios abrangidos: Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Seropédica, Itaguaí.