Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 07/08/2015

Rio Sem Homofobia participa do I Congresso Internacional e V Nacional de Direito Homoafetivo da OAB-RJ

O evento será composto por palestras de importantes juristas e oficinas

Entre os dias 02 e 04 de setembro, a Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional do Rio de Janeiro realizará o I Congresso Internacional e V Nacional de Direito Homoafetivo. O Programa Estadual Rio Sem Homofobia estará presente na mesa de abertura do evento, representado pelo seu coordenador, o superintendente de Direitos, Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento. Além dele, os técnicos dos quatro Centros de Cidadania LGBT do programa participação do congresso. O congresso acontecerá no Salão Nobre da Ordem, na Av. Marechal Câmara, n° 150, 9° andar, a partir das 9h. No primeiro dia, o evento começará às 17h.

Através do congresso, a OAB-RJ pretende sensibilizar os profissionais do direito e demonstrando para eles a necessidade da ampliação da discussão acerca dos direitos LGBT, bem como a reafirmação dos direitos já conquistados, fazendo um comparativo com as conquistas de outros países, especialmente da América Latina e Europa. Além de palestras sobre temas como terceiro gênero, multiparentalidade, religião e Estado e panorama dos direitos LGBT na América Latina, o evento contará com duas oficinas sobre transexualidade e adoção.

Além do coordenador Cláudio Nascimento, participam da mesa de abertura o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; o presidente do Conselho Federal da OAB/RJ, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o presidente da Caarj, Marcello Oliveira; a presidente da Comissão de Direitos Homoafetivos, Raquel Castro; o presidente do Idbfam, Rodrigo Cunha Pereira; e o coordenador de Diversidade Sexual do município do Rio de Janeiro, Carlos Tuvfesson.

“É uma grande honra poder participar desse congresso internacional, com nomes tão importantes do campo jurídico e do movimento LGBT. A justiça é uma grande parceira da população LGBT e tem ajudado nos avanços e garantias dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Tenho certeza que após esse evento teremos profissionais ainda mais capacitados e sensíveis a essa causa, nos dando a possibilidade de avançar ainda mais”, comentou Cláudio.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo e-mail cdho@oabrj.org.br ou pelo site www.oabrj.com.br. Mais informações: 2272-2053/2054.