Publicado em 28/07/2015

Queimados recebe Jornada da Diversidade, promovida pelo Rio Sem Homofobia

Essa é a primeira edição do projeto no município e contará com mais de 700 participantes

O município de Queimados, na Baixada Fluminense, receberá, entre julho e dezembro de 2015, a 1ª Jornada Formativa de Servidores Municipais de Queimados - Construindo a Cidadania LGBT, promovida pelo Programa Estadual Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. A Prefeitura Municipal de Queimados, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Saúde, Serviços Públicos e Ordem Pública, é parceira do projeto.

Ao todo, 735 servidores públicos dessas secretarias participarão da Jornada. O objetivo do projeto é sensibilizar, mobilizar e formar esses profissionais e gestores municipais dessas áreas acerca das seguintes temáticas: homofobia, diversidades e cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A jornada será composta por palestras e atividades culturais. As palestras serão ministradas pela equipe do Centro de Cidadania LGBT Baixada I, que tem sede em Duque de Caxias. O projeto contará com a supervisão de Ernane Alexandre e Sharlene Rosa, da coordenação do Centro na Baixada.

“É fundamental que os municípios se engajem no enfrentamento da discriminação com a qualificação profissional de seus servidores públicos para avançarmos no atendimento digno e respeitoso a população LGBT, que carece de um olhar e atenção integrais. Essa é a primeira edição da Jornada da Cidadania no município e já teremos um grande número de secretarias e servidores participando. Ficamos felizes com a adesão e torcemos para que seja só o começo de uma parceria de muito sucesso, que levará mais cidadania e igualdade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de Queimados e entorno”, comemorou o coordenador do Rio Sem Homofobia e superintendente Cláudio Nascimento.