Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 22/05/2015

Secretaria de Estado de Cultura criará Grupo de Trabalho para tratar de políticas públicas para a população LGBT

Em reunião realizada ontem (21), a Secretaria de Estado Cultura e a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SuperDir/SEASDH), acordaram a criação de um Grupo de Trabalho para tratar de políticas públicas voltadas para a população LGBT.

Participaram da reunião a secretária de Cultura, Eva Doris; o superintendente e coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento; a assessora técnica do Conselho dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro (CELGBT), Daiana Gusmão; e o presidente do Conselho, Júlio Moreira. Victor de Wolf e Majory Machi, do Grupo Diversidade Niterói e da Astra-Rio, respectivamente, também participaram. Essass duas organizações da sociedade civil organizada possuem assento no CELGBT.

A proposta de criação do GT, aprovada pela secretária, aconteceu após a apresentação das ações e metas da área de cultura aprovadas na 2ª Conferência Estadual LGBT, realizada em 2011. Farão parte desse grupo diversos setores da Secretaria de Estado de Cultura, organizações da sociedade civil organizada que atuam com cultura para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e que fazem parte do CELGBT e a SuperDir, através do Rio Sem Homofobia.

Para o superintendente Cláudio, “a reunião representou a retomada de um importante diálogo com a Secretaria de Cultura e a criação do GT é um passo fundamental para estruturar políticas culturais voltadas para a população LGBT”.