Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 05/05/2015

Homens transexuais são ouvidos pelo Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro

Em sessão extraordinária, eles deram suas contribuições para a criação do CESIT

 

Nesta quinta-feira à tarde, o Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro realizou uma sessão extraordinária para ouvir as contribuições dos homens transexuais para a criação do Centro de Saúde Integral de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais - CESIT. O encontro aconteceu na Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Participaram da reunião os membros do conselho, representantes da sociedade civil e homens transexuais.  

Entre as principais demandas desse grupo está o processo de readequação corporal, desde o apoio psicológico no momento da descoberta da transexualidade, passando pelas políticas públicas de saúde e pelo acesso ao tratamento hormonal e à cirurgia de mamoplastia. A invisibilidade dessa população e da questão da transexualidade para os médicos, principalmente os ginecologistas, também foi debatida.  

Os conselheiros propuseram uma aproximação com o Conselho Federal de Medicina e com os Conselhos Nacional e Estadual de Saúde. Também foi colocada em pauta a necessidade da formação e capacitação dos profissionais da área médica sobre a questão da saúde dos homens transexuais. 

Durante a reunião, também foram levantadas e debatidas dúvidas sobre o processo transexualizador, o tratamento e tempo de espera para a cirurgia e a estrutura do estado para atender a demanda dessa população.  

Foram ouvidos os relatos pessoais de homens transexuais que estavam presentes. Eles contaram sobre o seu cotidiano e suas experiência no processo transexualizador.