Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 05/05/2015

Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro debate saúde e segurança da população LGBT

Aconteceu hoje, na sede da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a 30ª sessão ordinária do Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro. 

Durante a sessão, foram passados informes sobre o andamento da criação do Centro de Saúde Integral de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais. O coordenador do Rio Sem Homofobia e superintendente Cláudio Nascimento, vice-presidente do Conselho, informou aos conselheiros que o processo está avançando e que, em reunião realizada em meados de abril, foi proposta a criação de um mutirão para realizar as cirurgias das pessoas transexuais que estão esperando pelo procedimento na fila do Hospital Pedro Hernesto - UERJ.  

Cláudio também informou aos conselheiros que já foram acordadas a criação de três atos administrativos em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária a serem assinados ainda em maio, visando a garantia e a promoção dos direitos da população LGBT no sistema prisional. 

O presidente do Conselho, Julio Moreira, deu informes sobre o calendário de eleição das instituições de movimento social para a formação do conselho, que sofreu algumas alterações. 

À tarde, será realizada uma sessão extraordinária para debater as contribuições dos homens trans na criação do CESIT.