Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 18/03/2015

Jornada Formativa de Segurança Pública e Cidadania LGBT junto a PM chegará à sua terceira edição em 2015

A “Jornada Formativa de Segurança Pública e Cidadania LGBT”, uma parceria entre a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SuperDir/SEASDH), através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia; a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção, da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) e a Polícia Militar seguirá em 2015.

A parceria para a realização da terceira edição do projeto foi firmada durante reunião que ocorreu nesta terça-feira (17), no quartel-general da PM. Participaram do encontro Cláudio Nascimento, coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia; Coronel Ibis, Chefe de Gabinete do Comando Geral da PM; Coronel Ubiratan Ângelo, Coordenador do Viva Rio; Tenente Coronel Márcio Guimarães, planejamento operacional da PM e Cris Simões, assessora técnica do Rio Sem Homofobia.

A iniciativa tem como objetivo qualificar o atendimento destinado à população LGBT através da capacitação realizada com os policiais militares pela equipe do Rio Sem Homofobia. Neste ano, além dos profissionais ativos, os policiais que estão em formação também participarão do projeto. Haverá, também, a produção de uma cartilha de atuação e abordagem policial.

Outra novidade desta edição é a realização de uma capacitação específica para a promoção da liberdade religiosa com direitos humanos, onde serão abordados os direitos de liberdade de crença e filosofia de indivíduos e instituições religiosas, comunidades tradicionais e segmentos culturais e atuação policial para o enfrentamento da discriminação e intolerância religiosa.