Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 13/03/2015

Rio Sem Homofobia capacitará funcionários do Degase para a Promoção da Cidadania LGBT, Liberdade Religiosa e Direitos Humanos

Parceria de dois anos tem como objetivo capacitar 2.500 servidores do Degase 

 

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) firmaram parceria para a realização de capacitação sobre cidadania LGBT e Diversidade Religiosa para os funcionários da instituição.  A parceria foi debatida durante reunião realizada nesta quinta-feira (12) no gabinete da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos (SuperDir). 

A formação continuada será feita com os agentes socioeducativos e  técnicos administrativos das áreas de saúde e psicologia do Degase. O objetivo é capacitar os profissionais para uma abordagem mais qualificada e respeitosa a LGBTs. Também serão abordados os direitos humanos e de expressão da liberdade de crença e filosofia de indivíduos e instituições religiosas, comunidades tradicionais e segmentos culturais. 

Além de destacar a importância desta iniciativa, o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, explica que um segundo encontro definirá as metas do projeto: "Concordamos com esta parceria e nos próximos meses será lançado o projeto. No dia 25 de março haverá outra reunião no Degase para definirmos suas metas". 

Também participaram do encontro Janaína Abdalla, Diretora da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire; Leila Costa, Diretora da Divisão de Serviço Social da Coordenação de Saúde; Lorrama Machado, Coordenadora do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos (CEPLIR); Milena Afonso, advogada do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos (CEPLIR); Vera Lopes, assessora técnica do Centro de Cidadania LGBT da Capital; Acyr Maia, psicólogo do Centro de Cidadania LGBT da Capital; Márcia Vianna, assistente social do Centro de Cidadania LGBT da Capital. 

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Natália Vitória | 

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965- 5558