Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 26/01/2015

Rio Sem Homofobia lança Ação Educativa de Visibilidade e Cidadania Trans

Ação educativa realizada pela SEASDH e Conselho dos Direitos da População LGBT marcará o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.

A partir das 15h na Biblioteca Parque Estadual

 

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e o Conselho dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro lançarão no próximo dia 29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans - a Ação Educativa de Visibilidade e Cidadania Trans, com o lema “Respeitar é... reconhecer que as pessoas são diferentes e ao mesmo tempo são iguais em direitos”.

Esta é a primeira vez que o Governo do Estado / Programa Rio Sem Homofobia realiza uma campanha específica para promoção da visibilidade de travestis, homens e mulheres trans. A iniciativa, única do gênero no país, terá materiais gráficos (cartazes, folders e banners), peças para mídias digitais e camisas.

A ação tem como protagonistas 18 pessoas, entre homens e mulheres trans e travestis que se disponibilizaram, voluntariamente, a participar como modelos da campanha, com o objetivo de dar visibilidade para a necessidade do respeito aos direitos de pessoas trans, mostrando que são cidadãs e cidadãos de direitos, que ocupam cargos profissionais, tem suas predileções pessoais como qualquer indivíduo e necessitam gozar de iguais direitos. Entre as 18 pessoas, há musicistas, atores transformistas, cantoras, professoras, gestoras, profissional liberal, militar, entre outras.

Lançamento terá apresentação das peças gráficas e performances artísticas

O lançamento da Ação Educativa de Visibilidade e Cidadania Trans “Respeitar é...” vai ocorrer às 15h, no Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura (Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro). A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cristina Cosentino, participará da programação que marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Rio de Janeiro.

Além das peças gráficas que compõem a ação educativa, também haverá a exibição do making of da campanha, atrações culturais, apresentação de Jane Di Castro e mesa de debates com a presença das participantes da ação e de autoridades.

Para o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, a Ação Educativa de Visibilidade e Cidadania Trans é uma iniciativa de suma importância: "O Estado do Rio de Janeiro reconhece que a população de travestis e transexuais é, dentre os LGBTs,  o mais perseguido proporcionalmente ao tamanho deste segmento. Existe uma cultura de rejeição e discriminação contra homens, mulheres trans e travestis e é necessário que o poder público reconheça esse fato e construa estratégias concretas para redução dessa situação. Por essa razão, além das ações que já realizamos nos Centros de Cidadania LGBT, como apoio para retificação de nome social, atendimento nos casos de violência contra travestis e transexuais e outras demandas de direitos nos campos da saúde, trabalho e educação, o Estado entendeu que também era necessário uma ação educativa específica para chamar atenção da sociedade para a discriminação que essa população sofre.

Ação Educativa de Visibilidade e Cidadania Trans, com o lema “Respeitar é...” tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Imprensa Oficial, Secretaria de Estado de Cultura, além de profissionais de comunicação, make e fotografia que também colaboraram com a iniciativa. Para conhecer os materiais que integram a ação basta acessar,  após o dia 29 de janeiro, o site www.riosemhomofobia.rj.gov.br

 

Informações para a imprensa

ASCOM / SuperDir – Programa Estadual Rio Sem Homofobia

Tels: 21 2284 2475 / 9 8158 9715

Natália Vitória e Letícia Reitberger – Target Assessoria de Comunicação