Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 27/11/2014

Técnicos das Delegacias Legais recebem capacitação para a Promoção da Cidadania LGBT, da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos

A equipe do Centro de Cidadania LGBT da Capital e do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa & Direitos Humanos (CEPLIR) realizou nesta quinta-feira (27) capacitação para cerca de 170 técnicos de primeiro atendimento das Delegacias Legais. O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, esteve presente no encontro, que contou com a coordenação das técnicas Sheila Correa e Cris Simões.

Foi a primeira vez que este grupo, formado por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos da polícia civil, participou do projeto de capacitação do programa Rio Sem Homofobia, cuja proposta é orientar para um atendimento adequado e respeitoso a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Temas sobre a cidadania LGBT, enfrentamento da homofobia, orientação sexual e identidade de gênero foram tratadas, como também as questões que permeiam a garantia e promoção da liberdade religiosa. Os técnicos receberam, por exemplo, orientações sobre como proceder em casos de intolerância e discriminação religiosa.

Este foi o primeiro dia da iniciativa que se encerra amanhã com a capacitação de mais 150 profissionais. A ação é uma parceria do Programa Estadual Rio Sem Homofobia e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.