Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 14/11/2014

Programa Rio Sem Homofobia estará presente na 19ª Parada do Orgulho LGBT Rio

Um dos patrocinadores do evento, Programa Rio Sem Homofobia prestará atendimento à população a partir das 9h na Orla de Copacabana

 

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Programa Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, além de ser um dos patrocinadores da 19ª Parada do Orgulho LGBT RIO - 2014, estará presente no evento no próximo domingo, 16, em Copacabana, com uma grande tenda voltada para a prestação de serviços. 

O espaço contará com uma equipe composta por advogados, assistentes sociais e psicólogos dos quatro Centros de Cidadania LGBT do estado, que estarão à disposição para atender à população presente na segunda maior Parada do Orgulho do Brasil e o principal evento LGBT do estado do Rio de Janeiro. “Faremos na Parada do Orgulho LGBT Rio, através da campanha “Discriminação É Gol Contra”, a promoção de informações e dicas úteis não somente contra o preconceito e discriminação direcionadas a LGBT, mas também sobre intolerância religiosa e discriminação racial” explica o secretário de assistência social e direitos humanos do governo do estado, João Carlos Mariano Santana Costa. 

Rio Sem Homofobia: trios elétricos e a promoção da 5ª Cerimonia Coletiva de Casamento Civil Homoafetivo

Além de orientar os participantes sobre seus direitos, a manifestação de domingo contará com três trios elétricos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos / Programa Rio Sem Homofobia: um destacando o programa Rio Sem Homofobia – pioneiro em ações e serviços públicos para a população LGBT, um segundo trio com a equipe e os serviços de atendimento à população LGBT promovido pelo Centro de Cidadania LGBT – Capital; e um terceiro trio com mensagens de combate a todos os tipos de intolerância, entre elas religiosa e por orientação sexual, parte do trabalho realizado através do Centro de Promoção Liberdade Religiosa e Direitos Humanos. 

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, destaca o poder de mobilização que o evento tem perante a comunidade LGBT e ressalta as iniciativas promovidas para a garantia da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. "A Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro é um momento muito importante para reforçar a presença e atuação do governo do estado na promoção do direitos dos LGBTs. Durante essa grande manifestação também reforçaremos mais uma relevante conquista, que é a realização da 5ª Cerimônia Coletiva de Casamento Civil Homoafetivo do estado, onde 160 casais homossexuais vão selar sua união no dia 23 de novembro no Armazém Utopia". 

A 19ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, com concentração dos trios a partir das 13h e ações de saúde e cidadania a partir das 9h.