Publicado em 18/09/2014

Rio Sem Homofobia recebe denúncia de censura à exposição fotográfica com temática LGBT em Cabo Frio

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, enviou nesta quarta-feira (17) um ofício ao prefeito do município de Cabo Frio, Alair Corrêa, comunicando sobre uma denúncia feita ao Disque Cidadania LGBT, no último dia 15, relatando que a exposição fotográfica em comemoração aos 10 anos da Parada do Orgulho LGBT de Cabo Frio foi censurada, realizada no Centro Charitas – Museu de Casa de Cultura José de Dome.

De acordo com a denúncia, as fotos referentes à mostra foram viradas para a parede, impedindo que os visitantes pudessem visualizar as imagens. A exposição é uma realização do Grupo Iguais e da fotógrafa Tatiana Greenberg.

No ofício, Cláudio pediu informações sobre as providências que foram tomadas pela prefeitura do município para a solução do caso e sugeriu o agendamento de uma reunião entre as partes para que, em conjunto, medidas de reparação à comunidade LGBT local possam ser pensadas e como esse episódio pode contribuir para o enfrentamento à homofobia na região.

Além disso, o Grupo Iguais e a fotógrafa receberá apoio do Centro de Cidadania LGBT da Capital para a tomada de outras providências legais.

Abaixo, o ofício pode ser lido na íntegra.