Publicado em 10/09/2014

Jornada Formativa de Cidadania LGBT chega à Itaboraí

O projeto foi lançado na última quinta-feira, com a presença de autoridades e 300 servidores municipais

Começa nesta quarta-feira (10) a 1ª Jornada Formativa de Cidadania LGBT de Itaboraí para cerca de 600 servidores das secretarias municipais de Educação e Cultura, e Desenvolvimento Social, promovida pelo Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Itaboraí. O objetivo da Jornada é estimular a sensibilização, a mobilização e a formação de servidores e gestores municipais para o enfrentamento da homofobia. E ainda a promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, ampliando sua atuação e atendimento à população LGBT.

Na última quinta-feira (04), ocorreu a aula inaugural do projeto, no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras que contou com a presença de autoridades e cerca de 300 servidores municipais. Ao todo, 15 grupos de trabalho se reunirão entre os meses de setembro e novembro, em diversas unidades escolares municipais.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, a ação é uma forma de pensar em estratégias de construção de um mundo melhor: “quando passamos a entender nossas diferenças como riqueza, ou como boniteza, nas palavras de Paulo Freire, colaboramos para que as relações humanas sejam menos agressivas, mais amorosas. Acredito que já encontramos pistas para um caminho pedagógico comprometido com a construção de um mundo melhor: compartilhar respeito, amizade e conhecimento", destacou Susilaine, agradecendo pela parceria com o Governo do Estado.

“Criamos a Coordenadoria de Políticas LGBT para que o nosso município possa atender, no dia a dia, demandas nas áreas que lidam diretamente com o público e que não estão livres de problemas discriminatórios, como educação, saúde e segurança”, afirmou Suely Lopes, secretária de Desenvolvimento Social. O coordenador de Políticas LGBT, Gênici Gonçalves, destaca que esse projeto é uma grande conquista: “a coordenadoria tem apenas um ano e já conseguimos avançar, trazendo esse projeto para o nosso município”.

Coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, o superintendente Cláudio Nascimento, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Itaboraí: “é imprescindível que a atuação do Rio Sem Homofobia torne-se cada vez mais forte no interior do estado e a parceria com as prefeituras é fundamental. Após o término dessa Jornada, avaliaremos o projeto como um todo, com a intenção de expandi-lo para outros municípios", disse o coordenador.

“É de suma importância essa atividade que permite que o Rio Sem Homofobia, através do Centro de Cidadania LGBT – Leste, cumpra uma de suas missões, que é interiorizar os serviços prestados pelo Centro, começando com o município de Itaboraí, com um número tão grande de servidores municipais”, comentou a coordenadora do CC LGBT – Leste, Majorei Machi. “Com a Jornada a gente consegue desmembrar os nossos serviços para outras regiões, dando mais qualidade à atuação desse equipamento”, completou o também coordenador, Olavo de Martino.

Além de Cláudio, o coordenador Olavo ficará responsável pelas palestras aos servidores municiais. Criado em 2012, o Centro atende a todos os municípios da Região Leste do estado.

Márcia Vilella | Felipe Martins