Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 28/08/2014

O Dia da Visibilidade Lésbica nos Centros de Cidadania LGBT

Data será celebrada pelo Rio Sem Homofobia em todo o estado 

Através dos seus quatro Centros de Cidadania LGBT, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará uma série de eventos para marcar o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto. Serão mostras de filmes, debates, chás da tarde e outras atividades que pretendem discutir com a população a temática da violência contra mulheres lésbicas e bissexuais, seus direitos e sua cidadania. Todos os eventos nos Centros serão no próprio dia 29.

O Centro de Cidadania LGBT - Baixada I, em parceria com o GPD - Grupo Pluralidade e Diversidade, realizará em sua sede uma exibição de trechos do filme "Flores Raras", seguida de roda de conversa, para discutir as políticas públicas para as mulheres. O Centro oferecerá também um chá da tarde para os presentes. Além do Dia da Visibilidade Lésbica, o evento, que começa às 17h, comemora o 3° aniversário do CC LGBT – Baixada I, que na Rua Frei Fidélis, s/n, Centro de Duque de Caxias, em cima do Restaurante Popular.

Centro de Cidadania LGBT - Leste, junto com a Coordenadoria de Política e Direito das Mulheres (CODIM), com a Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa de Niterói (CODIR) e com o Grupo Diversidade Niterói (GDN) realizará, a partir das 18h, uma mostra de filme, com a exibição do longo "Flores Raras", seguida de debate sobre direitos e família voltados para as mulheres lésbicas. O CC LGBT - Leste fica na Rua Visconde de Morais, s/n, no Centro de Niterói (esquina com a Rua Andrade Neves).

Na Região Serrana, para marcar a data, o Centro de Cidadania LGBT - Serrana I, com sede em Nova Friburgo, realizará a partir das 15h, uma ação, com exibição do vídeo “O crime hediondo de ódio que mudou a vida dessa mulher sul-africana”, roda de conversa e confecção de cartazes, com o tema "Violência de Gênero" e exibição do curta "Amanhã já é outono”. O Centro fica na Av. Alberto Braune, número 223, no Centro de Nova Friburgo.

Também no dia 29 de agosto, o Centro de Cidadania LGBT - Capital, em parceria com o CEDIM, realiza um evento na Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro. No evento, que começa às 15h com uma feira artesanal, acontecerá uma roda de conversas sobre os 8 anos da Lei Maria da Penha, com participação da coordenadora do Centro, Sheila Corrêa, com a psicóloga Cristina Marques e com a vice-presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Marcelle Esteves. O filme brasileiro "Flores Raras" será exibido e a atividade se encerra com um coquetel e um show musical, às 20h. A SPMulheres fica na Rua Camerino, número 51, no centro do Rio.

No dia 30/08, ocorrerá um torneiro intermunicipal de futebol feminino, no Tênis Clube de Mesquita, a partir das 10h. No domingo (31), é dia da 6ª Caminhada Pela Visibilidade de Lésbica e Mulheres Bissexuais, às 14, no Posto 6 da Praia de Copacabana.

 

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 98158-9692 | 97965-4313