Publicado em 15/07/2014

Coordenador do Rio Sem Homofobia dá palestra em seminário do Rio Festival Gay de Cinema

Cláudio Nascimento participou do evento junto com Jean Wyllys e falou sobre os direitos civis LGBT

No Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), foi realizado dia 11 de julho o seminário “Seminário, gênero e performance”, o primeiro realizado dentro da programação do Rio Festival Gay de Cinema. O coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, foi um dos palestrantes do evento. Junto com Jean Wyllys, ele participou da mesa “Os direitos civis LGBTTI: como abarcar a diversidade?”.

Cláudio primeiro agradeceu ao convite e parabenizou pelo sucesso e pelo crescimento do festival. O coordenador também disse ter ficado honrado por participar ao lado de Jean Wyllys, que luta no congresso nacional pelos direitos da população LGBT, enfrentando os fundamentalistas.

Durante sua fala, o coordenador falou da história do movimento gay no estado do Rio de Janeiro, destacando as principais conquistas e os maiores desafios nos anos 70, 80 e 90. “A partir dos anos 90, conseguimos aprovar leis municipais e estaduais que punem a discriminação por orientação sexual”, lembrou Cláudio.

Jean Wyllys, deputado federal eleito em 2011, deu panorama nacional da luta de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.  Para ele, os avanços foram pouco efetivos: “houve um avanço simbólico, mas pouco avanço efetivo. A minoria dos estados e municípios tem políticas publicas para a população LGBT”.

A quarta edição do Rio Festival Gay de Cinema aconteceu entre os dias 3 e 13 de julho, com a exibição de mais de 100 filmes, de cerca de 20 países.

Márcia Vilella | Felipe Martins