Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 03/07/2014

Rio Festival Gay chega à sua 4ª edição com mais de 100 filmes e seminário sobre sexualidade

Cláudio Nascimento, coordenador do Rio Sem Homofobia, será palestrante no dia 11 de julho, no MAR

De 03 a 13 de julho acontece a 4ª edição do Rio Festival Gay de Cinema, que terá a exibição de mais de 100 filmes. O evento celebra a diversidade e a inovação e acontecerá em diversos espaços culturais da cidade, como a Caixa Cultural, o Centro Cultural da Justiça Federal, o Museu de Arte do Rio – MAR, o Instituto Cervantes, a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra e Arena Carioca Dicró.

Serão obras de 24 países, entre longas, médias e curtas metragens que, segmentadas em várias mostras, abordarão a diversidade de gênero e a sexualidade por diferentes pontos de vista. A Competição Internacional de Longas-Metragens, a mais importante do festival, vai receber 14 filmes inéditos. Entre eles, o documentário OUT in the Line UP, que será exibido no evento de abertura do festival, que acontecerá nesta quinta-feira, na Caixa Cultural, com participação do produtor francês e fundador do grupo Gay Surfers, Thomas Castets.

Nos dias 10 e 11 de julho, de 10h às 13h e de 14h às 17h, no MAR, acontecerá o seminário “Sexualidade, gênero e performance”, que tem como objetivo discutir como é possível romper as barreiras da performatividade e colocá-las em um lugar político-social de destaque. O coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, será um dos palestrantes no dia 11, na mesa “Os direitos civis LGBTTI: como abarcar a diversidade”, junto com o Deputado Federal Jean Willys.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminario@cromakey.com.br. No site do evento estão disponíveis mais detalhes sobre a programação, os filmes que serão exibidos e o seminário: http://www.riofgc.com/.

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 98158-9692 | 97965-4313