Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 01/04/2014

Rio Sem Homofobia e Policia Civil realizam “2ª Jornada ACADEPOL de Formação para a Promoção da Cidadania LGBT, da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos”

Final da segunda edição do projeto será no dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia

Após experiência bem sucedida em 2013, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizarão a “2ª Jornada ACADEPOL de Formação para a Promoção da Cidadania LGBT, da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos”, que terá início na próxima quarta-feira, dia 02/04. Os 450 novos policiais civis do estado, que estão em formação na ACADEPOL, serão capacitados para o atendimento adequado e respeitoso à lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Ano passado, 1.200 inspetores e delegados que estavam em formação na academia participaram do projeto.

Entre abril e maio, acontecerão nove encontros entre os coordenadores dos Centros de Cidadania LGBT do Rio Sem Homofobia e os policiais em formação. Nas aulas, as turmas serão orientadas a respeito de cidadania LGBT, enfrentamento da homofobia, questões sobre orientação sexual e identidade de gênero, além de segurança pública. O superintendente e coordenador do programa, Cláudio Nascimento, também ministrará algumas palestras.

A “Jornada ACADEPOL” faz parte da Jornada Formativa de Segurança Pública e Cidadania LGBT, um projeto do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança. A expectativa é que, até dezembro, 7.200 policiais militares e civis de todo o estado participem da iniciativa.

Para Cláudio Nascimento, a continuidade do projeto é o mais importante: “a realização de uma nova edição dessa jornada, que foi tão bem sucedida em 2013, demonstra um compromisso da Polícia Civil do nosso estado com essa causa. Esses 450 policiais civis em formação na ACADEPOL se somarão aos mais de 3 mil policiais civis e militares que já participaram da Jornada Formativa”.

A certificação dos participantes ocorrerá no dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia, na Cidade da Polícia. “A realização da cerimônia de certificação no dia 17 de maio é emblemática! O enfrentamento à homofobia passa pela garantia dos direitos da população LGBT e as Polícias Civil e Militar são duas das principais agentes de direitos humanos da sociedade”, finalizou Cláudio.

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 98158-9692 | 97965-4313