Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 25/01/2014

Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro se reúne pela primeira vez em 2014

Conselheiros avaliaram as ações do estado em prol da população LGBT em 2013 e traçaram as metas para este ano

Na última terça-feira (28), o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT do Rio de Janeiro (CELGBT) realizou sua primeira assembleia de 2014. A reunião ocorreu na sede da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SuperDir/SEASDH), no prédio da Central do Brasil. Na assembleia, os membros do conselho avaliaram o que foi realizado no ano de 2013 em prol dos direitos da população LGBT no estado do Rio e discutiram os próximos desafios.

O presidente do CELGBT, Júlio Moreira, entregou para os representantes das secretarias de estado no conselho um questionário para avaliar as ações de cada órgão em prol da cidadania da população LGBT, além de verificar o cumprimento, até o momento, dos planos e metas pactuados com o Programa Estadual Rio Sem Homofobia na Conferência Estadual LGBT, realizada em 2011. Com esse questionário, será possível cobrar e planejar ações e políticas públicas para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais em cada área do governo.

O vice-presidente do Conselho, Cláudio Nascimento, que é superintendente e coordenador do Rio Sem Homofobia, se responsabilizou por apresentar aos conselheiros a situação da campanha publicitária do programa, que aguarda aprovação da Casa Civil e da Secretaria de Estado de Comunicação Social. O conselho preparará uma carta cobrando que os órgãos aprovem a campanha, destacando que essa é uma importante ferramenta de divulgação do Rio Sem Homofobia e dos seus serviços para toda a população fluminense.

Os membros do Conselho também debateram sobre a proposta de elaboração do Plano Estadual de Cidadania LGBT e receberam os informes sobre as reuniões do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Centro de Saúde Integral de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais do Rio de Janeiro.

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313