Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 16/12/2013

Novos inspetores e delegados da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro se formam, no Maracanãzinho

 “Jornada de Formação para a Promoção da Cidadania LGBT, da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos” fez parte do curso de formação na ACADEPOL

Os 1.114 novos inspetores e 135 delegados da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro se formaram hoje, em uma cerimônia realizada no ginásio do Maracanãzinho. Durante o curso de formação na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - ACADEPOL, todos eles participaram da “Jornada de Formação para a Promoção da Cidadania LGBT, da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos”, um projeto do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, que é coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SuperDir/SEASDH). O governador Sérgio Cabral e o secretario Zaqueu Teixeira participaram da cerimônia, que também contou com a presença do coordenador do Rio Sem Homofobia, o superintendente Cláudio Nascimento.

A “Jornada de Formação para a Promoção da Cidadania LGBT, da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos” faz parte da “Jornada Formativa de Segurança Pública e Cidadania LGBT”, lançado em julho deste ano, que qualificará 7.200 profissionais de segurança do estado do Rio de Janeiro, entre policiais militares e civis. Nas aulas ministradas pelos coordenadores dos quatro Centros de Cidadania LGBT, os policiais em formação puderam aprender mais sobre os conceitos de sexualidade, os direitos já conquistados para a população LGBT e a atuação policial adequada. Além disso, foram expostos os dados de violência no Rio de Janeiro, mostrando quais são os principais tipos de violações sofridas pela população LGBT.

“Fico feliz por ver essa grande turma de novos policiais se formando. É uma grande honra poder fazer parte da formação profissionais deles, através da jornada. Temos certeza que esses 1.200 novos policiais vão para as ruas do nosso estado proteger à toda a população, sem discriminação. A nossa polícia é  mais avançadas no Brasil, no que tange os direitos humanos e isso é de extrema imprescindível, uma vez que ela é a principal agente de promoção dos direitos humanos e da cidadania da população”, comentou o superintendente Cláudio Nascimento.

Veja fotos da cerimônia na galeria abaixo.

Fotos: Wanderson Costa/SEASDH

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins | Letícia Reitberger

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313


Galeria de imagens