Notice (8): session_start() [function.session-start]: ps_files_cleanup_dir: opendir(/tmp) failed: Permission denied (13) [CORE/cake/libs/cake_session.php, line 587]
Warning (2): Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/riosemhomofobia/www/cake/libs/debugger.php:673) [CORE/cake/libs/cake_session.php, line 588]
Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Publicado em 29/11/2013

Cláudio Nascimento é condecorado com a Medalha do Mérito José Bonifácio, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pela primeira vez, uma universidade pública no país concede a um ativista LGBT a máxima da honraria

Em uma solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (27), na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia e superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, foi condecorado com medalha do mérito José Bonifácio, no seu grau máximo Grão-Oficial. Essa é a maior condecoração da universidade, que a concede a personalidades que tenham se destacado nos setores da educação e da cultura. Cláudio foi o primeiro ativista LGBT a receber a honraria, concedida a ele pela sua atuação em prol dos direitos humanos, da luta pela cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e de outros segmentos discriminados.

A cerimônia foi aberta pela cantora Jane Di Castro, que interpretou a canção “La vie en rose” e também cantou o Hino Nacional. Em uma situação especial, o próprio reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, fez a saudação ao homenageado. No seu discurso, ele destacou a história de vida de Cláudio e sua trajetória na militância pelos direitos humanos, citando grandes poetas, entre eles o escritor Jorge Amado, conterrâneo do superintendente, e o americano Walt Whitman, lembrado no poema “Canto a mim mesmo”, declamado pelo reitor. “Essa medalha reconhece a grandeza e a coragem de Cláudio Nascimento. Ele passa a fazer parte da história dessa universidade”, destacou Vieiralves.

A medalha foi entregue pelo marido e pelos filhos de Cláudio. O desembargador Siro Darlan e o secretário de Estado de Ambiente Carlos Minc entregaram o diploma ao coordenador do Rio Sem Homofobia. Muito emocionado, ele agradeceu pela concessão de medalha: “é um momento muito emocionante e importante para mim. Gostaria de agradecer a presença de alguns amigos e familiares que vieram compartilhar comigo essa alegria. Divido essa homenagem com todas as pessoas que me ajudaram, ao longo da minha vida, na construção dessa história de luta. Compartilho esse momento com todos os militantes da causa LGBT do estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Esse é um trabalho coletivo, que se faz no dia a dia”, comentou Cláudio. “Eu sempre tive no amor a minha atuação na militância. Só é possível realizar transformações através do amor e da livre expressão do afeto. Essa é a maior ferramenta que nós, LGBTs, temos para enfrentar a discriminação, com coragem e ousadia”, finalizou o superintendente.

A solenidade foi encerrada pelo secretário Carlos Minc, que compôs a mesa: “sempre pioneira, a UERJ é a primeira universidade do Brasil a conceder sua maior comenda a um ativista da causa LGBT, colaborando para o enfrentamento à homofobia no nosso país. Uma sociedade que discrimina, é uma sociedade que se limita. Parabenizo o Cláudio pela homenagem e pela sua história. Tenho muito orgulho em ser seu amigo”. Também estavam presentes na cerimônia a desembargadora Denise Levy Tredler, o cônsul da Bélgica no Brasil, Bernard Quintin, o vereador Hélio Ricardo, do município de Quatis, representantes da Comissão de Direito Homoafetivo da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ, ativistas e militantes da causa LGBT de todo do estado do Rio de Janeiro e diretores e sub-reitores da UERJ.

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória