Publicado em 28/11/2013

Em Duque de Caxias, Programa Rio Sem Homofobia realiza ação para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I realizará testes e ações sociais

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Duque de Caxias, o Centro de Cidadania LGBT Baixada I, do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, realizará uma ação social, no dia 02 de dezembro, das 13h às 17h.. A atividade é uma parceria entre a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, o Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais do Município de Duque de Caxias, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Coordenação Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos Individuais, Coletivos e Difusos – LGBT, a Fundação Leão XIII, Secretaria de Estado do Trabalho, a FAETEC, os Centros Comunitários de Defesa da Cidadania, o Sistema Nacional de Empregos e a Embeleze.

Durante a ação, o CC Baixada I realizará testes rápidos de HIV nos participantes, vacinação contra a Hepatite B, além de informar e orientar os presentes a respeito dos vírus e suas formas de prevenção. O Centro oferecerá também diversos serviços gratuitos para a população, tais como: emissão de carteira de trabalho; isenção para emissão da 2ª via do RG; isenção para emissão da 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; corte de cabelo, maquiagem e depilação; aferição de pressão; medição de glicose e orientações para a inclusão no programa Bolsa Família. A equipe multidisciplinar do CC estará presente, realizando atendimento social, psicólogo e jurídico.

O coordenador do Centro de Cidadania LGBT Baixada I, Ernane Alexandre, ressalta a importância da realização dessa ação, para proporcionar o diagnóstico precoce do vírus HIV: “a minha grande preocupação está relacionada à importância de se fazer o exame o quanto antes. Dessa forma, é possível que se tenha um diagnóstico a tempo de poder ter acesso ao tratamento”.

“A intenção dessa atividade é proporcionar melhorias na qualidade de vida da população LGBT. Precisamos reforçar o combate e a prevenção ao vírus HIV em todo o estado. A falta de informação sobre prevenção e a dificuldade no acesso ao tratamento dos soropositivos é preocupante. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, destaca o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

Serviço:

Ação social em celebração do Dia Mundial de Combate a Aids

Hora: das 13h às 17h

Local: Centro de Cidadania LGBT Baixada I - Rua Frei Fidélis, s/n - Centro - Duque de Caxias | RJ

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória