Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 26/11/2013

UERJ dá posse ao grupo de trabalho que elaborará o Centro Integral de Saúde de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais

Cerimônia será realizada no dia 27 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O Grupo de Trabalho responsável por elaborar as diretrizes da criação do Centro Integral de Saúde de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais do estado do Rio de Janeiro tomará posse no dia 27 de novembro, em cerimônia realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os membros do GT serão empossados a partir das 9h, no auditório da Reitoria. Estarão presentes o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia e superintendente da Secretária de Estado e Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, e o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Vieiralves.

O grupo foi criado através da Portaria nº 447, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 11 de novembro, pela UERJ. Essa é a primeira vez que uma universidade sediará um grupo de trabalho desse tipo e criará um Centro de Saúde destinado a travestis e transexuais. O GT será formado por travestis, mulheres e homens transexuais, usuárias e usuários dos serviços do HUPE, ativistas, membros do Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro (CELGBT), representantes do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, especialistas e pesquisadores da área de saúde para a população TT, médicos do HUPE, além do reitor e do vice-reitor da UERJ.

A ideia de criação do Centro Integral de Saúde de Travestis e Mulheres e Homens partiu de uma audiência pública realizada em agosto do corrente ano, onde participaram representantes de movimentos sociais, travestis, mulheres e homens transexuais, especialistas da área de saúde, membros do CELGBT, o Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e a UERJ. Na ocasião, foi discutida a dificuldade enfrentada por travestis e transexuais para ter acesso aos serviços públicos de saúde e ao processo transexualizador, realizado pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Para Cláudio Nascimento, a instalação do GT é um grande marco: “a posse desse Grupo de Trabalho Técnico marca o início de uma nova fase para travestis, mulheres e homens transexuais. O Centro Integral de Saúde trará mais cidadania para essas pessoas e é uma grande conquista da parceria entre o Rio Sem Homofobia, o Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro e da UERJ”.

Após a posse do GT, outra cerimônia será realizada na Capela Ecumênica da universidade, para a entrega do título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio ao coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento. É a primeira vez que um ativista LGBT recebe essa homenagem, que é a segunda honraria mais importante da instituição. 

Serviço:

Cerimônia de posse do Grupo de Trabalho Técnico para elaboração do Centro Integral de Saúde de Travestis e Mulheres e Homens Transexuais.
Data: 27/11
Horário: 9h
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – auditório da Reitoria – Rua São Francisco Xavier, 524 – Térreo – Bloco F.

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313