Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 10/10/2013

Grande tenda do Rio Sem Homofobia fará atendimento à população durante 18ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro

Um dos patrocinadores do evento, além de outros serviços, Programa receberá inscrições para a 1ª cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo do estado

No dia 13 de outubro, acontece a 18ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, em Copacabana. Coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia é um dos patrocinadores do evento e levará para a orla de Copacabana um grande lounge com prestação de serviços. O espaço contará com uma equipe composta por advogados, assistentes sociais e psicólogos dos quatro Centros de Cidadania LGBT do estado, que estarão à disposição para prestar atendimento à população presente na segunda maior Parada do Orgulho LGBT do Brasil e o principal evento LGBT do estado do Rio de Janeiro.

Além de orientar os participantes sobre seus direitos, promoção da cidadania, dentre outros, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia também convidará gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais para a 1ª cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo do estado do Rio de Janeiro, que será realizada no dia 08 de dezembro, no Tribunal de Justiça. Noivos e noivas estarão circulando pela orla de Copacabana para divulgar aos casais que já quiserem garantir sua inscrição na tenda. Para isso é necessário que o casal possua união estável registrada em cartório ou a ata da audiência da união estável com firma reconhecida e registrada em cartório.

A manifestação contará também com três trios elétricos do Programa Estadual Rio Sem Homofobia: um destacando a equipe e os serviços de atendimento à população LGBT e representantes das secretarias e órgãos parceiros do Programa; outro divulgando a cerimônia coletiva que ocorrerá em dezembro e com os casais que tiveram o reconhecimento de suas uniões estáveis e estão em processo de conversão dessas uniões em casamento civil e um terceiro trio com mensagens de combate a todos os tipos de intolerância, entre elas religiosa e por orientação sexual, por conta do trabalho realizado na SEASDH, através do Centro de Referência para Enfrentamento à Intolerância Religiosa.

“Por ser um dos eventos de maior mobilização da população LGBT, a Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro é um momento muito importante para estarmos com nossa equipe prestando atendimento e divulgando os serviços e informações sobre os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, além de orientar sobre o que fazer em caso de homofobia”, ressaltou o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

A 18ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro acontecerá no domingo, dia 13 de outubro, com concentração dos trios a partir das 13h e ações de cidadania a partir das 9h.

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313