Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 28/08/2013

Programa Estadual Rio Sem Homofobia realiza atividades em todo o estado em celebração ao Dia da Visibilidade Lésbica – 29/08

Os quatro Centros de Cidadania LGBT realizarão rodas de conversa e atividades culturais para a população LGBT e os demais interessados

Através dos seus quatro Centros de Cidadania LGBT, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia realizará uma série de atividades em referência ao dia 29 de agosto, data em que é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica. Entre os eventos estão rodas de conversa, debates, exibição de filmes e apresentações culturais, que chamarão a atenção para a importância do respeito às especificidades das mulheres lésbicas e bissexuais. O Rio Sem Homofobia é coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na quinta-feira, dia 29/08, das 16h às 18h, o Centro de Cidadania - Baixada I, em Duque de Caxias, receberá o público para um café da tarde. Na ocasião, será realizada uma roda de conversa sobre as leis de proteção às mulheres, direitos, saúde e cidadania de lésbicas e bissexuais. A atividade contará, também, com a exibição do curta-metragem “Páginas de meninas” de 2012.

No mesmo dia, em Nova Friburgo, a partir de 12h, o Centro de Cidadania - Serrana I oferecerá um almoço, seguido de exibição de vídeos, oficinas com relato de vivências, preconceito internalizado e enfrentamento na sociedade, e palestras sobre independência econômica e empoderamento pessoal e fortalecimento das políticas para as mulheres lésbicas e bissexuais. Para fechar a atividade, artistas lésbicas da região farão uma apresentação de música ao vivo. A ação se encerrará às 21h.

O Centro de Cidadania – Niterói, também na quinta-feira, realizará um sarau com apresentações culturais, música, poesia e intervenções artísticas de representantes da cultura LGBT. Os participantes estão convidados a levar sua arte para apresentar na atividade. O evento começa às 18h.

Na sexta-feira, dia 30/08, o Centro de Cidadania – Capital fará uma roda conversa em sua sede, a partir das 16h. O objetivo é trocar experiências e debater sobre os novos arranjos familiares, discutir a violência doméstica entre lésbicas e pensar nas especificidades da saúde para mulheres lésbicas e bissexuais.

Em 2012, as lésbicas representaram 20% do público atendido pelo Disque Cidadania LGBT 0800 0234567, serviço telefônico gratuito, 24h, oferecido pelo Rio Sem Homofobia. Nos Centros de Cidadania LGBT, esse número chegou a 30%. Para Cláudio Nascimento, coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, as atividades são importantes para promover conhecimento: “através dessas atividades que ocorrerão nos quatro Centros de Cidadania, pretendemos dar visibilidade às necessidades e particularidades das mulheres lésbicas e bissexuais. Precisamos conhecer e aprender mais sobre elas para podermos trabalhar em prol da promoção da sua cidadania”.

Veja abaixo o endereço dos Centros de Cidadania:

:: Centro de Cidadania LGBT – Capital: Praça Cristiano Otoni, s/n - Centro - 7º andar - Prédio da Central do Brasil – Rio de Janeiro.

:: Centro de Cidadania LGBT Niterói: Rua Andrade Neves, s/n, Centro – Niterói (esquina com a Rua Visconde de Morais).

:: Centro de Cidadania LGBT Baixada I: Rua Frei Fidélis, s/n - Centro - Duque de Caxias (em cima do Restaurante Popular e em frente à rodoviária).

:: Centro de Cidadania LGBT Serrana I: Av. Alberto Braune, 223 - Centro - Nova Friburgo

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313