Publicado em 21/08/2013

Secretaria do Ambiente promove jornada contra homofobia, com o apoio do Programa Estadual Rio Sem Homofobia

Evento realizado até sexta-feira discute temas relacionados a direitos humanos, cidadania, corpo, gênero e sexualidade

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) iniciou, nesta terça-feira (20/8), a 2ª Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, que, iniciada em 2012, tem objetivo de sensibilizar os participantes em relação a temas ambientais articulados às questões de direitos humanos, cidadania, corpo, gênero e sexualidade.

Com a participação do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o evento, que vai até sexta-feira, no auditório da SEA/Inea, conta com a exibição de documentários e palestras, e reúne profissionais para debater temas como Ambiente sem Preconceito, Novos Arranjos Familiares e Famílias de LGBT, A Travestilidade e a Injustiça Social e Os Desafios da Transexualidade e os Novos Direitos.

“A integração do meio ambiente com a luta libertária, pelo reconhecimento de todas as formas de amor, as passeatas cheia de cores nas ruas e avenidas das cidades brasileiras foram responsáveis por avanços tão importantes como o reconhecimento do casamento gay e da adoção. Construindo assim uma cidadania bonita e carnavalesca”, disse Minc.

Criado pela Superintendência de Educação Ambiental (Seam) – setor da SEA responsável pela organização do evento –, a jornada faz parte do projeto Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, que tem o objetivo de fortalecer o Programa Rio sem Homofobia.

O Rio Sem Homofobia articula diversas secretarias estaduais no combate à homofobia e na promoção da cidadania e dos direitos de LGBTs, sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

O evento ainda contou com a presença do superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

“É importantíssimo esse trabalho que a SEA está fazendo, gerando transversalidade e uma relação mútua de solidariedade com diversos temas de direitos humanos”, disse Cláudio.

Participaram da abertura da 2ª Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia usuários dos centros de Referência da Cidadania LGBT, gestores públicos, estudantes e demais interessados.

Texto: Comunicação SEA | Isabela Vasconcellos

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória