Publicado em 15/08/2013

Rio Sem Homofobia apoia a 2ª Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia

Secretaria do Ambiente abre inscrições para debates sobre sustentabilidade, homofobia e direitos humanos

Movida pela máxima de que um ambiente sustentável e saudável não pode conviver com a intolerância e a homofobia, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) promove, de 20 a 23 de agosto, pelo segundo ano consecutivo, a Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia.

Ao articular a temática ambiental com a da diversidade cultural, identidade de gênero e desigualdade social da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a Superintendência de Educação Ambiental (Seam) – setor da SEA responsável pela organização do evento – vai exibir documentários e reunir profissionais com grande expertise para debater temas como Ambiente sem Preconceito; Novos Arranjos Familiares e Famílias de LGBT; A Travestilidade e a Injustiça social e Os Desafios da Transexualidade e os Novos Direitos.

Para participar, o interessado deve preencher o formulário abaixo e enviá-lo para o email ambientesemhomofobia@gmail.com até 19 de agosto. A confirmação também pode ser feita pelo telefone (21) 2334-5736, das 10h às 18h. O evento é gratuito e as vagas, limitadas. Será emitido um certificado de participação.

A jornada faz parte do projeto Ambiente Saudável é Ambiente é Ambiente sem Homofobia, criado em 2012 pela Superintendência de Educação Ambiental (Seam), da SEA, que tem o objetivo de fortalecer o Programa Estadual Rio sem Homofobia. Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos. O Rio sem Homofobia articula diversas secretarias de Estado no combate à homofobia e na promoção da cidadania e dos direitos de LGBTs. O coordenador do programa e superintendente da SEASDH, Cláudio Nascimento, será um dos palestrantes do evento.

Acesse o formulário de inscrição:

Inscrições: até 19/8

Período da jornada: de 20 a 23/8/2013; das 14h e 18h

Onde: Auditório da Secretaria de Estado do Ambiente (Avenida Venezuela, 110/6º andar - Centro, Rio de Janeiro)

Programação:

20/08 – Ambiente sem Preconceito

14h – Mesa de abertura

Carlos Minc – secretário estadual do Ambiente (SEA). Palestra: “Ambiente Saudável”

Lara Moutinho da Costa – superintendente de Educação Ambiental (Seam/SEA). Palestra: “Educação Ambiental no Enfrentamento da Homofobia”.

Julio Moreira - presidente do Grupo Arco-Íris – Cidadania LGBT. Palestra: “História do Movimento LGBT”.

Claudio Nascimento – superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (Superdir/SEASDH). Palestra: “Programa Estadual Rio sem Homofobia – Conquistas e Desafios”.

21/08 – Novos arranjos familiares e famílias de LGBT

14h - Apresentação do filme “Família no Papel” (Fernanda Friedrich e Bruna Wagner)

15h – Mesa redonda e debate

Ana Paula Uziel – coordenadora do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (Lidis/Uerj)