Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 14/08/2013

Centro de Cidadania LGBT – Baixada I, do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, completa dois anos este mês

 Encontro sobre combate e prevenção da violência homofóbica na juventude e ação social marcarão a data, dia 16, em Duque de Caxias

Em agosto, o Centro de Cidadania LGBT – Baixada I, do Programa Estadual Rio Sem Homofobia (SuperDir/SEASDH), completa dois anos. Para marcar a data, será realizado o encontro Pensando a Prevenção da Violência Homofóbica à População LGBT Juvenil, que debaterá formas de combate e prevenção da homofobia entre os jovens. A sede do Centro será o local do evento, que contará com a presença dos seus coordenadores e de especialistas. Além das mesas de debate, que também serão compostas pela equipe multidisciplinar do Centro de Cidadania, a celebração dos dois anos do serviço terá uma exposição fotográfica, intitulada “Cotidiano da população LGBT em foco”.

Na parte da manhã, das 9h às 14h, o Centro realizará uma ação social que oferecerá para toda a população serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicose, teste rápido de HIV/Aids, vacinação Hepatite Tipo C, isenção de certidões e RG, emissão de carteira de trabalho, balcão de empregos, cadastro no Bolsa Família e corte de cabelo. A atividade também contará com postos do Detran e da Ouvidoria para atender aos presentes. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde, e o Instituto Embelleze.

Em dois anos, o CC LGBT da Baixada I realizou cerca de dois mil atendimentos. Em 2012, os gays foram os principais usuários desse centro. A violência homofóbica foi a principal causa de denúncia. Entre os tipos de violência, estão agressões verbais, físicas e homicídios, respectivamente. Do total de usuários que receberam atendimento do Centro de Cidadania em Duque de Caxias no ano passado, 22% possuem entre 13 e 24 anos.

O coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, ressalta a importância do trabalho do CC Baixada I: “esse foi o terceiro Centro de Cidadania LGBT que inauguramos no estado do Rio de Janeiro e os dados da região mostram como é importante a presença desse espaço na Baixada Fluminense. Infelizmente, a população LGBT desses municípios ainda sofre muito com a discriminação e a violência homofóbica. Os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais de toda a Baixada sabem que podem contar com a nossa equipe multidisciplinar e se apropriou do Centro de Cidadania LGBT Baixada I como um espaço de convivência e essa é, sem dúvida, uma importante conquista.”

O encontro Pensando a Prevenção da Violência Homofóbica à População LGBT Juvenil e a ação social acontecem dia 16 de agosto, a partir das 9h, na sede do Centro de Cidadania LGBT – Baixada I, na Rua Frei Fidélis, s/nº, no Centro de Duque de Caxias (em cima do Restaurante Cidadão e em frente à rodoviária).

Veja a programação completa:

9h às 14h – Ação Social

13h às 14h – Credenciamento do encontro “Pensando a Prevenção da Violência Homofóbica à População LGBT Juvenil”

14h às 14h30 – Abertura – Ernane Alexandre e Sharlene Rosa - Sharlene Rosa – coordenadores do Centro de Cidadania Baixada I.

14h30 às 15h – Mesa Especial

  • Sharlene Rosa – coordenadora do Centro de Cidadania Baixada I;
  • Karol Ferreira – presidente do GDS de São João de Meriti;
  • Jaco – conselheiro Tutelar do 2º distrito de Duque de Caxias.

15h às 17h - Mesa Principal

Mediação: Denise Braz – psicóloga do Centro de Cidadania LGBT Baixada I.

  • 15h às 15h30 - Ernane Alexandre – coordenador do Centro de Cidadania Baixada I;
  • 15h30 às 15h50 - Stella Regina Taquette – representante do Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente (NESA);
  • 15h50 às 16h10 - Ebe Campinha – doutora em Serviço Social pela Unigranrio;
  • 16h10 às 16h30 - Luanda Lima – coordenadora pedagógica da Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude;
  • 16h30 às 17h – Debate.

17h - coffee break e apresentação fotográfica “Cotidiano da população LGBT em foco”.

18h - Encerramento

Informações para imprensa

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória

ASCOM SuperDir | SEASDH

(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313