Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 05/07/2013

Rio Sem Homofobia marca presença no lançamento do Festival Gay de Cinema

Abertura aconteceu no Centro Cultural da Justiça Federal, às 19h de quinta-feira (4), com exibição de longa-metragem e coquetel para convidados 

Cinema com as cores do arco-íris. Essa é a proposta do Festival Gay de Cinema: suprir um abismo no circuito comercial, que não costuma incluir produções LGBT. O festival, que tem o patrocínio do Programa Estadual Rio sem Homofobia, começa hoje, com exibições programadas no Cine Odeon, Instituto Cervantes e Centro Cultural da Justiça Federal. Foi neste último também, que ontem à noite convidados se reuniram para o lançamento do festival.

A abertura começou às 19h, com a exibição do longa “Five dances”, seguido de coquetel. Além dele, outros seis longas constam na programação, além de 43 curtas. “É uma competição: ao sair do cinema, as pessoas dão uma nota para o filme”, explica o produtor Rafael Fernandes. Além da competição, ele explica que o festival supre uma carência por representantes homossexuais no cinema.

O diretor e curador do evento, Alex de Mello, completa: “No dia dos namorados, por exemplo, nenhum dos filmes em cartaz é voltado para a comunidade LGBT”. Fernandes diz ainda que o festival, preenchendo esse vácuo, se alinha com as políticas públicas em prol dos direitos dos gays. Cláudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia (um dos maiores patrocinadores do evento), esteve presente e falou sobre o tema. “Lutar pelos direitos também é criar ambientes sociais favoráveis para a divulgação das produções culturais de nicho. Isso valoriza a autoestima dos indivíduos e ajuda a combater o preconceito”.    

Sobre o Festival

O Festival Gay de Cinema já está na terceira edição, com 7 longas e 43 curtas na competição. Para conferir a programação completa, clique aqui (LINK: http://www.riofgc.com/agenda2013.html).