Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 19/01/2012

Governo do Rio presta contas e celebra 1 ano de serviços na 16° Parada do Orgulho LGBT neste domingo

Três trios elétricos e muitas surpresas são prometidas no terceiro maior evento da cidade

Mais de dez mil atendimentos nos Centros de Referências da Cidadania LGBT espalhados pelo estado. Aprovação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da ADPF 132, em maio deste ano, proposta pelo Governador Sérgio Cabral em março de 2008, que reconhece a união civil homoafetiva no Brasil. Primeira campanha publicitária de promoção de direitos civis e combate à homofobia financiada por um governo de estado. Essas são algumas das grandes vitórias fluminenses e serão celebradas por esta gestão no decorrer da 16ª Parada do Orgulho LGBT-Rio 2011, que acontece no próximo domingo (9) às 13h.

Serão três trios elétricos, que embalados pela alegria e a cidadania, conterão uma série de surpresas para os manifestantes. O primeiro carro será o do Programa Estadual Rio sem Homofobia, com distribuição de materiais promocionais da campanha, como bonés, porta-celulares e guarda-sóis. Logo em seguida, é a vez o da União Estável Homoafetiva, que contará com a presença de Jane Di Castro, cantando clássicos do rei Roberto Carlos, cujo depoimento a favor do casamento de homossexuais foi dado ao apresentador Jô Soares. Este trio será todo branco e terá a distribuição de 5 mil bem-casados, 2 mil rosas vermelhas e a presença dos 43 casais, cuja união foi realizada pelo Governo do Estado numa cerimônia coletiva, realizada em junho deste ano.

“No terceiro trio, o da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos, contaremos com a presença da Mãe Beata de Iemanjá e seus filhos de santo que farão a defumação para espantar todo o preconceito de nossa Cidade Maravilhosa”, revela o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento; e complementa: “Os LGBTs possuem no Governo do Estado um grande aliado no combate à homofobia e promoção da cidadania. Disponibilizamos serviços como atendimento psicológico, assistência social e jurídico para as demandas LGBT. Somos hoje vanguarda no que se refere à implementação, garantia e monitoramento de políticas públicas de direitos humanos”.

Para o também coordenador do Programa Estadual Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento “Apesar dessas grandes conquistas ainda temos um quadro complexo de homofobia no Rio e para isso sabemos o quanto ainda precisamos avançar. Por essa razão, vai acontecer em novembro a II Conferencia Estadual de Políticas Públicas para LGBT, onde será feito um balanço das conquistas até agora e as ações e metas para 2011/2014”.

Haverá estandes do Programa Estadual Rio sem Homofobia, com profissionais do Centro de Referência da Cidadania LGBT dando orientações de direitos civis e distribuindo materiais promocionais da campanha publicitária Rio sem Homofobia.