Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 09/05/2013

Ato em São Gonçalo pedirá justiça para o caso de jovem gay assassinado por motorista de van

Programa Estadual Rio Sem Homofobia irá à caminhada prestar apoio à família

Na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, às 14h, familiares e amigos de Eliwellton da Silva Lessa, homossexual de 22 anos assassinado na semana passada em São Gonçalo, organizarão um ato em memória do jovem e das vítimas de homofobia. A caminhada partirá da Estrada Raul Veiga, em Alcântara, São Gonçalo, onde a vítima foi assassinada, e seguirá até a 74ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso.

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia, que acompanha as investigações e presta apoio jurídico, psicológico e social à família de Eliwelton, através do Centro de Cidadania LGBT de Niterói, estará presente na manifestação, representado pelo coordenador do programa e superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

Para Cláudio, casos como esse demonstram que, apesar das conquistas, ainda há um longo caminho a ser trilhado para alcançarmos respeito pleno aos direitos e à cidadania da população LGBT: “devemos nos unir em atos como esse e mostrar que a comunidade LGBT do estado do Rio de Janeiro tem voz e grita por justiça. Não podemos nos calar diante de um caso brutal como esse, que expõe uma situação não só de preconceito, mas de ódio. O Rio Sem Homofobia acompanhará o caso até o fim e lutará para que a justiça seja feita. O Governo do Estado prestará todo o apoio possível aos parentes e amigos do jovem Eliwelton”.

Eliwellton faleceu no dia 30 de abril, após ser atropelado por uma van, que passou três vezes em cima do jovem. O crime ocorreu após uma discussão motivada por homofobia. O motorista do veículo ainda está sendo procurado pela polícia.

 

Informações para imprensa
Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória
ASCOM SuperDir | SEASDH
(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313