Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 15/04/2013

Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos participa de mesa redonda sobre temática LGBT no Consulado Geral dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro

Encontro visou à troca de experiências e informações sobre as políticas públicas e comunitárias de enfrentamento à homofobia e na promoção dos direitos humanos

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, participou hoje (15) de uma mesa redonda com a Embaixadora dos Estados Unidos nas Organizações das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, e o Cônsul Geral do dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, John Creamer. Também participaram do encontro o presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Júlio Moreira, o representante do Centro Latino-americano de Direitos Humanos e Sexualidade (CLAM), Marcos Nascimento, o representante da ONG All Out no Brasil, Leandro Ramos, a Juíza Federal, Fernanda Duarte, e o representante do mandato do Deputado Federal Jean Wyllys, Bruno Bimbi.

No evento, realizado no Consulado Geral dos Estados Unidos, os participantes debateram sobre a temática LGBT, os desafios e as conquistas dessa população no estado do Rio de Janeiro e no Brasil e discutiram sobre os esforços globais na promoção dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, especialmente no Brasil. Cláudio Nascimento abriu a mesa redonda e, após dar as boas-vindas aos participantes e à embaixadora Rice, apresentou o Programa Estadual Rio Sem Homofobia, do qual é o coordenador. Durante a apresentação, Cláudio expôs informações sobre os avanços e os desafios no enfrentamento da homofobia no estado do Rio e no Brasil.

O superintendente destacou a importância de se estreitar os laços com EUA, no que diz respeito à cooperação em políticas públicas para LGBTs: “os Estados Unidos ocupam um papel importantíssimo no plano global e na ONU e, precisamos nos aproximar mais para somar conhecimentos e esforços conjuntos no combate à homofobia e promoção dos direitos dos LGBT, em todo o mundo. O Presidente Barack Obama já se posicionou a favor do reconhecimento do direito ao casamento civil homoafetivo nos EUA e isso nos mostra que seu governo está comprometido com uma agenda de direitos humanos para LGBT. Através da cooperação com o governo americano, esperamos poder avançar mais, superando obstáculos e contribuindo para a promoção da cidadania LGBT”.


Informações para imprensa
Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória
ASCOM SuperDir | SEASDH
(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313