Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 20/03/2013

Programa Rio Sem Homofobia e MetrôRio lançam parceria inédita

Cooperação técnica firmada entre as instituições será formalizada através de ação educativa na quinta (21) a partir das 11h na estação Carioca

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, firmou cooperação técnica com o MetrôRio para atuar estrategicamente na capacitação dos colaboradores que atuam no atendimento ao público e também na realização de campanhas educativas de combate ao preconceito e respeito à diversidade. O lançamento oficial está marcado para quinta-feira (21), das 11h às 18h, na estação Carioca. Na ocasião, técnicos do Centro de Referência da Cidadania LGBT estarão presentes para orientar o público sobre questões relacionadas à temática LGBT e direitos humanos. Haverá também um ponto de informação especialmente montado para essa data, abastecido com materiais impressos informativo. O time técnico terá, ainda, o reforço de um grupo de drag queens que atuará para sensibilizar e chamar atenção para o evento.

“O MetrôRio é uma grande empresa de concessão pública, com 640 mil passageiros ao dia. Nós precisamos falar com gente de vários segmentos da sociedade, e o MetrôRio consegue ter essa representatividade”, explica Cláudio Nascimento, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH-RJ e Coordenador do Programa Rio Sem Homofobia. Cláudio também explica que a intenção com a cooperação técnica é dar mais capilaridade à ideia de um Rio sem homofobia, onde as pessoas são respeitadas independente de sua orientação sexual.

Capacitação atingirá 1.500 funcionários do MetrôRio
Nos próximos dois meses o Programa Rio Sem Homofobia irá capacitar os 1.500 funcionários que lidam com atendimento ao público – como os bilheteiros e agentes de segurança – para melhoria e qualificação do atendimento à população LGBT. Também estão previstas a ampliação do espaço para ações educativas promovidas conjuntamente pelo programa e a concessionária.

“Para o MetrôRio, é uma grande satisfação participar da ação do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direito Humanos, reforçando o seu compromisso com a cidadania e todos os cariocas”, destaca Eliza Santos, Gerente de Marketing do MetrôRio.

 

Informações para a imprensa:

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória
ASCOM SuperDir | SEASDH
(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313

Bete Nogueira
Assessoria de Imprensa | MetrôRio
(21) 3211-6315