Publicado em 20/03/2013

Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da cidade de São Paulo faz visita ao Programa Estadual Rio Sem Homofobia

Representantes da CADS conheceram a estrutura e os serviços oferecidos para a população LGBT do estado do Rio e firmaram parceria com o programa

Nos dias 14 e 15 de março, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SuperDir/Seasdh), recebeu os representantes da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual de cidade de São Paulo. Eles vieram ao Rio de Janeiro conhecer a estrutura e os serviços que o Governo do Estado oferece para a população LGBT. Julian Rodrigues, coordenador da CADS, e sua equipe estiveram na sede da SuperDir, conheceram dois Centros de Referência da Cidadania LGBT – Capital e Baixada I – e visitaram o Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (14) pela manhã, os representantes da CADS visitaram o CR Capital, onde conversaram com Almir França, coordenador do Centro. Pela tarde, Julian e sua equipe foram à Duque de Caxias, onde fica localizado o Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I, e foram recebidos pelos coordenadores Ernane Alexandre e Sharlene Rosa. Durante os encontros, os visitantes puderam conhecer a rotina dos serviços oferecidos para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, as principais demandas atendidas pela equipe multidisciplinar dos CRs e as instalações e infraestrutura dos Centros.

Na sexta-feira (15) de manhã, a equipe da coordenadoria conheceu o Nudiversis, onde se encontrou com a coordenadora do Núcleo, a defensora Luciana Mota. Pela tarde, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, recebeu Julian Rodrigues em seu gabinete para falar a estruturação política e técnica do programa, sobre políticas públicas para a população LGBT e trocar experiências sobre as ações realizadas pela coordenadoria e pela superintendência. Julio Moreira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, também participou do encontro.

A reunião também serviu para Cláudio e Julian firmarem uma parceria, em que o Programa Rio Sem Homofobia, através da sua equipe de comunicação, auxiliará na criação de um logotipo para a coordenadoria. O Rio Sem Homofobia também dará apoio técnico para a reestruturação dos centros de referência de enfrentamento à homofobia na cidade de São Paulo. Além disso, nos dias 30 e 31 de abril, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos irá a São Paulo participar das reuniões do processo de implantação e organização de um programa municipal de combate à homofobia em São Paulo.

Para Cláudio, essa troca de experiência é fundamental para o fortalecimento da causa LGBT em todo o país. “É de extrema importância que todos os estados tenham políticas para a defesa dos direitos e da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Essa troca de conhecimento nos permite ensinar e aprender, fazendo com que possamos melhorar cada vez mais os nossos serviços e a nossa atuação junto à população LGBT. Unidos ficamos mais fortes no enfrentamento à discriminação e na luta por um país sem homofobia”, afirmou Cláudio.

Julian Rodrigues agradeceu pelo acolhimento do Programa Rio Sem Homofobia: “só temos a agradecer a toda equipe do programa, que nos recebeu de braços abertos. Foi muito importante para nós conhecer a estrutura, as rotinas e o dia-a-dia de trabalho dos equipamentos públicos. Conhecer esse know-how vai nos ajudar muito na construção de um programa semelhante em São Paulo. A cooperação técnica entre as duas equipes continuará, com a ida do Cláudio à nossa cidade!”, destacou o coordenador da CADS no fim do encontro.

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória