Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 08/03/2013

Programa Rio Sem Homofobia no Complexo do Alemão

Neste sábado, 09 de março, o “Ocupa Alemão LGBT”, ação promovida pela ONG Educap com os moradores da comunidade do Complexo do Alemão, realizará, a partir das 9h em sua sede (Rua Canitar S/N – Campo do Sargento), diversas atividades de informação e conscientização visando o enfrentamento da homofobia e a promoção dos diretos LGBT.

O Centro de Promoção da Cidadania LGBT da Capital estará presente na atividade com advogados, psicólogos e assistentes sociais promovendo oficinas e debates e informando aos participantes os serviços do Programa Estadual Rio Sem Homofobia. O público vai ter a oportunidade de saber mais sobre o trabalho do Centro de Referência e o Disque Cidadania LGBT- 0800 0234567, assim como o que se deve fazer em casos de homofobia e os direitos da população LGBT.

A ONG Educap - Espaço Democrático e de União, Capacitação, Articulação e Prevenção, é uma organização não governamental existente há mais de cinco anos e que desenvolve vários projetos voltados à cidadania dos moradores do Complexo do Alemão. Recentemente a ONG criou um núcleo específico para a população LGBT da comunidade.

Para o Coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, "participar desta ação é muito importante para a promoção dos direitos da população LGBT na comunidade do Complexo do Alemão, além de informar essa população sobre como ter acesso aos serviços de atendimento do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, como o Centro de Referência e o Disque Cidadania LGBT 0800 0234567 ".

Lúcia Cabral, presidente da ONG Educap, destaca que esta ação representa uma fase importante da parceria entre o Educap e o Programa Estadual Rio Sem Homofobia: “Através da promoção da cidadania e dos direitos da população LGBT na comunidade, pretendemos diminuir os índices de violência no Complexo do Alemão”. “Todo preconceito é gerador de violência", finaliza Lúcia.