Publicado em 26/02/2013

Estado do Rio ganha segundo trailer de aconselhamento e testagem voluntária do vírus HIV

Lançamento do ponto do projeto Quero Fazer será no auditório da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e trailer será apresentado no pátio da Central do Brasil

Será lançado amanhã (27), no auditório da sede da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos, o segundo ponto de aconselhamento e testagem voluntária do vírus HIV, do Quero Fazer, no Rio de Janeiro. Durante o lançamento, o trailer do projeto estará estacionado no pátio da Central do Brasil para visitação e apresentação de como é realizado o teste rápido.

Essa inciativa é uma parceria do “Quero Fazer” com a Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos; a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, através da Gerência Estadual de DST/AIDS, Sangue e Hemoderivados; e com a Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, através da Gerência Municipal de DST/AIDS.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, comentou sobre o papel estratégico do Quero Fazer no enfrentamento ao vírus HIV: “o Programa Estadual Rio Sem Homofobia tem como uma de suas diretrizes atuar na promoção da saúde da população LGBT e o projeto Quero Fazer é um importante componente no combate à Aids e à outras doenças sexualmente transmissíveis, no estado do Rio. A ideia é que o trailer atue em ação articulada com os Centros de Referencia da Cidadania LGBT e com o Disque Cidadania LGBT 0800 0234567, na busca pela melhoria da qualidade de vida da população LGBT em situação de vulnerabilidade social”.

O “Quero Fazer” conta com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e parceria do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A coordenação do Programa fica por conta da Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada – EPAH.

Data:
27 de Fevereiro de 2013
Horário: À
s 10h30
Local: Auditório da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Endereço: Praça Cristiano Ottoni, s/nº, 7º andar, Central do Brasil, Centro, Rio de Janeiro.

Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória