Publicado em 01/02/2013

Dia Municipal de Combate à Homofobia é celebrada na Câmara de Vereadores de Niterói

Evento reuniu representantes do poder público e municipal, além da coordenação do CR da Cidadania LGBT Niterói

No dia 24 de janeiro de 2013 foi comemorado, na Câmara dos Vereadores de Niterói, o Dia Municipal de Combate à Homofobia. A lei de Número 000007/2007, instituída pelo Vereador Leonardo Giordano, é mais uma forma de oferecer condições seguras de vida a esta população, garantindo seus direitos à formação cidadã plena e o seu bem-estar social a partir da conscientização de toda a sociedade.

Contando com a presença de representes do Poder Público Estadual e Municipal, ativistas da luta LGBT e representes do Movimento Social Niteroiense, a cerimônia Solene foi presidida por Giordano. Entre os presentes na mesa estavam Renato Almada (subsecretário de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos), Melissa Villela (coordenadora do Centro de Referência da Cidadania LGBT de Niterói), Victor De Wolf (secretário geral da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais - ABGLT), Felipe Carvalho (diretor de cultura do Grupo Diversidade Niterói) e Elena Lopes, do Grupo 7.

Niterói é uma das poucas cidades no país que possuem um Dia Municipal para esta causa e, devido a demandas não somente do município, mas das cidades vizinhas, foi implementado em São Domingos o Centro de Referência da Cidadania LGBT Niterói, parte do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos humanos (SEASDH). Contando com uma equipe de advogado, psicóloga e assistente social, o CR oferece todo tipo de suporte, orientação e encaminhamento aos usuários do serviço em relação à promoção da cidadania. O Centro de Referência fica localizado na Rua General Andrade Neves s/n (esquina com a Rua Visconde de Moraes). O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações pelo Disque Cidadania LGBT: 0800 0234567.