Página inicial / notícias / leis e direitos / governo do rio de janeiro

Notícias

Publicado em 25/01/2013

Secretarias de Assistência Social e Segurança Pública fazem ação contra homofobia no carnaval do Rio

Campanha informativa, policiamento preventivo especializado e serviços de atendimento à comunidade LGBT integrarão os esforços do Governo do Estado para um carnaval com direitos e cidadania


Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2013 – Após a bem sucedida experiência de 2012, o policiamento preventivo especializado voltado ao segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) este ano será ampliado para o interior do estado.

O planejamento foi definido nesta quinta (24) em reunião entre representantes da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e as Subsecretarias de Educação, Valorização e Prevenção e de Planejamento e Integração Operacional, da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), e as polícias civil e militar. O policiamento preventivo especializado começa no dia 3, no Bloco da Preta, e termina apenas no dia 21. O efetivo estará presente nos mais diversos eventos no Rio, em Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Caxias, Maricá, Niterói e Macaé.

O superintendente da SEASDH e coordenador do programa Rio Sem Homofobia, e também responsável pelo plano, Cláudio Nascimento, ressaltou que o trabalho conjunto, que inclui também a Secretaria de Estado de Saúde, se baseia na promoção de uma campanha educativa com orientações sobre o que fazer em caso de homofobia, promoção dos direitos, dicas de saúde, amparadas pelo policiamento preventivo especializado: “As polícias civil e militar têm papel importante nas ações que o programa Rio Sem Homofobia promove. Infelizmente, a população LGBT ainda convive com discriminações, mas estamos atuando fortemente para a promoção de uma cultura de paz que respeita a diversidade sexual. Por isso o plano de policiamento específico nas áreas de frequência LGBT no carnaval do Rio”, destaca Cláudio.

A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, afirmou que já existe um planejamento: “vamos incorporar o detalhamento apresentado pelo programa Rio Sem Homofobia para termos um carnaval alegre, diverso e de paz. Nos sentimos muito à vontade nessa parceria, pois a polícia vem construindo essa prática de ser cidadã”. Ela ainda orientou que todas as 150 delegacias do estado exponham na área de atendimento o cartaz do Disque Cidadania LGBT.

Para o Coronel Robson Rodrigues da Silva, comandante Geral da PM (em exercício) da Policia Militar, esta iniciativa mostra o novo cenário que o Rio de Janeiro está vivendo: “A corporação esta à disposição para contribuir, adotando essas recomendações e somando para um carnaval melhor, com mais respeito e cidadania”.

A subsecretária de Educação, Prevenção e Valorização, Juliana Barroso explicou que haverá mudanças na estratégia: “Esse é o quarto ano que realizamos o policiamento preventivo especializado e cada vez mais temos nos preocupado em mapear onde estão localizadas as ocorrências. Esse ano mudamos um pouco a estratégia, fortalecendo a atuação nos comandos intermediários. Por isso é importante para nosso efetivo conhecer os serviços oferecidos pela SEASDH, através do programa Rio Sem Homofobia”.

 “Temos um planejamento específico para o período de carnaval, envolvendo os Centros de Referência da Cidadania LGBT com sua equipe técnica formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais. Vamos trabalhar de forma intensiva permitindo o acesso aos serviços com a maior agilidade”, destacou Zaqueu Teixeira, Secretário Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Campanha educativa destaca o Disque Cidadania LGBT – 0800 0234567

Na próxima semana, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia lançará sua campanha educativa para o carnaval 2013. O objetivo é divulgar os serviços do programa Disque Cidadania LGBT 0800 0234567, com plantão telefônico 24 horas, e os Centros de Referência da Cidadania LGBT, que funcionarão em esquema de plantão durante os dias de festa com uma equipe técnica formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais estarão à disposição para informar e orientar a população LGBT sobre seus direitos, sobre saúde e prevenção às DSTs e sobre o que fazer em caso de discriminação.

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro
sesegrj@gmail.com
Tels. (21) 2334-9441 / 9445

 

Informações para imprensa
Márcia Vilella | Felipe Martins | Natália Vitória
ASCOM SuperDir | SEASDH
(21) 2284-2475 | 8158-9692 | 7965-4313