Página inicial / campanhas / rio sem homofobia

CampanhasCarnaval com direitos - 2013

Sobre a campanha

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Direitos Humanos (SuperDir/SEASDH) lançou sua campanha educativa de carnaval - “No baile da diversidade, discriminação não pode entrar. O carnaval do Rio é sem homofobia”. Inspirada nos tradicionais carnavais, a campanha remete aos antigos bailes, onde a palavra de ordem era festejar. A campanha é composta por materiais impressos (cartazes, ventarolas, adesivos e folders bilíngues) contendo informações específicas para LGBTs - direitos, saúde e prevenção às DSTs e sobre o que fazer em caso de violência e discriminação. Esses materiais estarão presentes em todo o Rio de Janeiro e especialmente nas 150 delegacias do estado, além de bares e boates.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Programa Rio Sem Homofobia promove uma campanha educativa voltada para promoção de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Dessa forma, o Governo do Rio reforça que, no carnaval mais famoso do mundo, não existe espaço para a homofobia. A campanha é um importante instrumento para o êxito das ações de policiamento preventivo especializado, presente em todo o estado.

“Essa é uma ação intersetorial, assinada pelas Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Segurança Pública, Saúde, Polícia Civil e Polícia Militar. Sem a parceria com todos esses órgãos, não seria possível essa ação tão robusta e de impacto. Isso é um marco histórico, especialmente por termos as duas polícias juntas na campanha contra a homofobia no Rio”, comemora Cláudio Nascimento, superintendente da SuperDir/SEASDH e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia.

 

Plantão nos Centros de Referência LGBT e atendimento 24h no Disque Cidadania LGBT

No carnaval, os serviços do Programa Estadual Rio Sem Homofobia funcionaram em esquema de plantão. Os quatro Centros de Referência da Cidadania LGBT ficaram alocados na sede da SuperDir, na Central do Brasil (, atendendo às demandas de todo o estado, todos os dias de festa. O Disque Cidadania LGBT 0800 0234567 operou 24h, atendendo a denúncias e orientando a população sobre os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.